terça-feira, 4 de setembro de 2018

PREFEITURA DEVE ZERAR FILA DE PTERÍDIO

IMG_7076A prefeitura de Piquet Carneiro está realizando nos próximos meses mutirão de cirurgia de pterigio. A ação começou nesse último final de semana e foram atendidos 20 pacientes, segundo a Secretária de Saúde Valéria a fila chega a 60 pessoas.  

Pterígio é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho. Tem geralmente início na região da córnea mais próxima do nariz. IMG_7068Embora possa ir gradualmente aumentado de tamanho, raramente cresce ao ponto de cobrir a pupila. Em muitos casos ocorre em ambos os olhos simultaneamente.

As causas são ainda pouco claras. A condição aparenta estar associada com a exposição prolongada a radiação ultravioleta e poeiras.   Aparentam também estar envolvidos alguns fatores genéticos. A condição é um tumor benigno. Entre outras condições de aparência semelhante estão pinguécula, tumor ou degeneração marginal da córnea.

As medidas de prevenção consistem na utilização de óculos de sol e chapéu quando se permanece num espaço com intensa exposição solar. Os sintomas podem ser aliviados com um lubrificante ocular.  Geralmente só é necessária remoção cirúrgica quando existe comprometimento da visão. Em cerca de metade dos casos de remoção cirúrgica observa-se recorrência da doença. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pter%C3%ADgio)IMG_7071


Nota do editor

Não recomendo a pessoas sensíveis olharem a cirurgia no youtube.

Por Denison Vieira 


09eedfile_0 (1)

10[3][1]

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"