terça-feira, 13 de março de 2018

EUNÍCIO NO PIQUET E OPINIÃO: ATUAL CONJUNTURA

IMG_9298IMG_9206Piquet Carneiro já está acostumado a receber autoridades. O protocolo é sempre muito parecido, helicóptero no Campo Municipal com recepção de autoridades locais políticos e um ou outro entusiasta desses movimentos. Com Eunício não foi diferente. O atraso foi pouco comparado com outros eventos desse porte, talvez pela agenda corrida, o senador está passando por todo Ceará distribuindo obras, com a caneta que "tem poder" segundo o próprio em seu discurso.
DJI_0020Nesse dia 9 de março a Secretaria de Agricultura recebeu uma carreata que vinha do campo, lá uma tenda foi montada para abrigar a maioria do sol, já que nem todo mundo coube dentro da tenda. O Grupo de Flautas recepcionou a comitiva. Já na chegada uma faixa agradecia o Senador pela  aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2018, que reajusta valores pagos pela Caixa Econômica Federal aos permissionários lotéricos pelo recebimento de boletos, faturas de concessionárias de serviço público e outros convênios. A comitiva continua em direção a tenda naquele clima de recepção calorosa também visto em outras vezes.IMG_9236
Em alguns municípios a visita de Eunício Oliveira sofreu protestos. A grande reclamação de parte da população foi em seu alinhamento com  impeachment e com a reforma trabalhista. Mas em Piquet Carneiro não teve nenhuma manifestação, ao não ser nas redes sociais.
Vez por outra tinha repentes entre os discursos.

DISCURSO

O discurso do Senador Eunicio relembrou a infância, inclusive citando uma passagem por Piquet Carneiro de trem quando tinha 13 anos. Brandou o nome de Lula em lembrando de seus feitos, com aplausos dos presentes. O discurso soava como reconciliação, e deixou claro a reaproximação do Governador Camilo Santana, adversário na última eleição para o Governo, outro discurso que citou a aliança foi o Deputado Osmar Baquit.
Elencou algumas bandeiras de seu mandato, como a briga com Banco do Nordeste, inclusive explicando com detalhes toda a lógica por traz da lei Eunicio Oliveira, por sinal foi lembrada por muitos dos discursos daquela manhã. Ainda sobre o Banco do Nordeste, o senador falou sobre o financiamento estudantil (Fies) que teve liberação através do banco.

AVANÇA PIQUET

É um programa Municipal que lança uma série de investimentos das três esferas de governo e passam da ordem de 15 milhões de reais: revestimento primário e melhoramento de 50 km de estradas vicinais, construção de casas, banheiros, sistemas de abastecimento d’água, pavimentação, passagem molhada, iluminação pública, estádio de futebol entre outros.
IMG_9281O prefeito Bismarck agradeceu a a presença de todos e entregou uma lembrança para o Presidente do Senado, "toda vez que o senhor olhar essa homenagem lembre que veio em um município... carente que precisa do apoio do Governo Estadual e Federal...".
Também discursaram o presidente do MDB em Piquet Carneiro Luiz Augusto, O ex-vereador Xandoca que representou os agricultores, agradecendo pela lei de anistia de dívidas (lei Eunício Oliveira), o ex-prefeito Expedito que afirmou mais uma vez a parceria com Bismarck "fofocas existem, mas vamos trabalhar". Outro a falar foi o presidente da Câmara Luiz Dinomedes que apresentou ofício em nome da Câmara solicitando o Açude Soledade e o asfalto até o distrito de Ibicuã. Dinômedes também pediu que Eunício olhasse a situação da reforma da Previdência.

OPINIÃO: POLÍTICA PÓS GOLPE

A reforma da Previdência foi enterrada no momento que se consolidou as denúncias contra o presidente Michel Temer, em meados de 2017.  A pá final de terra no assunto foi a intervenção no Rio que tem um teor político, de desvio da atenção para o fracasso da reforma da Previdência.
Eunício tem a caneta na mão e abriu as portas para o Ceará em Brasília, só observar sua aproximação com Camilo Santana do PT e por último a criação de um Centro de Inteligência do Nordeste sediado em Fortaleza. O cálculo é muito simples, por mais que tenha uma parcela da população que ainda não consegue engolir os dissidentes e arrependidos do golpe, os gestores tem duas opções: ter recursos para tocar a vida da população ou partir para briga.
A primeira opção de conciliação foi a decisão tomada pela maioria dos políticos, inclusive pelos mais afetados Lula e Dilma, só ler as entrelinhas para perceber a toalha branca sendo estendida visando as próximas eleições. Resta saber como isso vai ecoar nas urnas, porque uma vez que a narrativa de golpe foi absorvida, até mesmo pelas pessoas mais simples, fica difícil para o cidadão comum entender que a política se faz com que tem o poder.
Por Denison Vieira

09eed108 jackson













Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"