segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PIQUET SEM LIXÃO E UM GARI MILIONÁRIO

IMG_2174O QUE ERA LIXO FICOU HABITÁVEL

Alguns dias antes eu andava pelo meio do lixo entre sofás, restos de geladeira e todo ambiente já imaginado de um lixão que passava por uma reforma. Minha missão era tirar as fotos das máquinas trabalhando na sua recuperação .

Agora a tenda estava montada onde antes se amontoava o lixo. Entre os presentes, alunos, professores, lideranças locais e do estado. Também estavam por lá moradores do Açude Velho, que era a comunidade mais prejudicada.

IMG_2170Antes do evento começar uma máquina começou o processo de manejo do  contêiner que vai levar o lixo de Piquet Carneiro para Senador Pompeu. O processo é simples, o caminhão  da empresa que cuida da limpeza pública leva o lixo até o antigo lixão e despeja os resíduos no contêiner, na área chamada de transbordo (foto), outro caminhão, bem maior leva o contêiner para o aterro sanitário da empresa que fica em Senador Pompeu, no km 20.

IMG_2246MEIO AMBIENTE É DESTAQUE

Durante as falas a Secretária de Meio Ambiente Vera Silva falou sobre a viagem a Brasília em que apresentou iniciativas, desenvolvidas em Piquet Carneiro, para outras cidades em intercâmbio.

O Piquet foi a primeira cidade do Ceará a se livrar do lixão e de quebra ainda passar por recuperação da área. O ministério público já vem há um bom tempo pressionando cidades a darem um fim diferente para os resíduos sólidos, mas são raras as iniciativas nessa área.

Com a presença de autoridades do Meio ambiente do Estado, além de Prefeitos de três cidades, Senador, Irapuã Pinheiro e Ibicuitinga, além é  claro do prefeito Bismarck de Piquet Carneiro. A presença mais significativa pra perpetuação do projeto foi do Chefe de Gabinete do Governador Camilo Santana, Fernando Santana que pareceu entusiasmado com a solução encontrada no Sertão Central.

imageUM GARI MILIONÁRIO ENGAJADO ECOLOGICAMENTE

A empresa de Junior Hernandes, mais conhecido como Junior do Lixo tenta prestar serviço a 22 cidades da região e eliminar os lixões de todas.
Logo depois do término todos foram convidados a almoçar no aterro particular que fica no km 20. Chegando lá todos puderam conhecer as instalações, que conta com área de recepção, refeitório e auditório, esse último que foi usado para apresentação do empresário sobre seu empreendimento. Segundo ele 10 milhões foram investidos do próprio bolso, sem dinheiro de banco ou empréstimos. Junior do Lixo já trabalha na área há um tempo e se considera um gari.IMG_2264
O empresário deixa bem claro que a questão não é só o dinheiro e tem todo um cuidado em tratar de Meio Ambiente. Sua pequena palestra passa os valores e a missão do Aterro. Até o auditório é símbolo dessa ideia de não ser um simples depósito de resíduos sólidos tratados. Escolas já fazem visitas ao local e podem conhecer mais sobre as questões que circundam lidar com lixo.
No futuro Junior quer aumentar sua gama de processos para gerar renda, como a implantação de dutos para retirar os gases do lixo e transformar em energia e utilizar o chorume como adubo.

Durante o encontro Fernando Santana reforçou a colaboração do Governo do Ceará e parabenizou Piquet Carneiro pelo pioneirismo. A cidade vai ser uma espécie de modelo para conquistar novos adeptos ao aterro, que teve a adesão de Irapuã Pinheiro, Ibicuitinga e Senador Pompeu, que também já tinha fechado anteriormente.

Confira vídeo com alguns momentos do dia no nosso instagram



IMG_2274
Por Denison Vieira

Foto
21125689_992711370870921_8317662940129465851_oaerer









Um comentário :

  1. que lindo so tenho orgulho de minha cidade querida a vela seguindo no rumo correto parabens piquet carneiro rumo ao futuro querendo DEUS.

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"