segunda-feira, 31 de julho de 2017

MAGIA NA INAUGURAÇÃO DA NOVA APAE

IMG_1212Com a semana recheada de coisas acontecendo em uma adrenalina de trabalhos, os eventos já estavam passando meio que no automático, mas foi aí que a surpresa aconteceu no dia 10 de julho.

Depois de fotografar bailarinas, índios, cavalos, cowboys e posteriormente ter recebido o título de cidadão piqueense, o momento mais marcante foi naquela noite na inauguração da APAE.

Logo na chegada percebi que o clima estava diferente, Tamara, a primeira Dama e Secretária da Assistência, estava na entrada das novas instalações da APAE no Bairro João Paulo II, na antiga creche. Ela esperava uma banda que iria animar a inauguração. Cumprimentou a todos, inclusive o marido, Bismarck que acabava de chegar do Catolé.

Sempre fico na dúvida se cumprimento mulheres com um aperto de mão ou um abraço, vai depender muito do nível de amizade, com a Tamara na maioria das vezes é o primeiro, mas nesse dia foi diferente disse "Tamara me dê um abraço que quero sentir essa energia boa". Fazia tempo que não via alguém tão feliz, era como se uma adolescente tivesse acabado de trocar seu nokia lanterninha por um IPhone super mega plus.

Mas eu estava tranquilo, sabia que não era um evento qualquer, mas não imaginava o que estava por vir.

A Van parou na porta e a banda desceu, todos de uniforme vermelho, já foram se organizando em um palco pequeno, mas que couberam direitinho, um integrante a mais e precisaria ficar no chão. O baterista e o cantor/sanfoneiro são cegos e todos da "Pisada Especial" tem alguma deficiência, física ou mental. Eles mandaram ver, tocavam uma música atrás da outra e chamavam a atenção, um Forró pé de Serra daqueles pra dançar a noite toda.

Eu não sei explicar a sensação, mas comecei a chorar, absolutamente todos meus problemas, que durante as últimas semanas não foram poucos, foram se apagando e senti uma felicidade inexplicável. Estava com a câmera na mão e ficava todo tempo disfarçando o choro e tirando fotos, filmei também. Uma emoção que não sentia há muito tempo, e não estava sozinho.

IMG_1246Quando pararam de tocar a primeira leva de músicas, o cerimonialista Damasceno Marques disse "acredito que o problema de todos aqui ficou um pouco menor hoje" aquilo foi muito revelador, na hora compreendi que a maioria sentia o mesmo, a banda e toda aquela felicidade dos envolvidos com APAE transbordava.

IMG_1231Eduardo é outro ponto alto da noite, aluno da APAE, foi o apresentador em toda parte das homenagens, a cada nome que Eduardo chamava um rio de lágrimas e alegria. Ao dizer que a pessoa especial sofre discriminação de um jeito tão claro e falar um pouco da sua experiência com as "tias", como são chamadas as orientadoras, emocionou mais uma vez e ficou evidente da importância de ouvir minorias. Ele ainda IMG_1216dançou com Nathalia uma mescla de músicas.

As tias falaram, teve muito choro, Bismarck falou, tinha flores das homenagens pra todo lado, muitos abraços e a Pisada Especial continuou a tocar. Nesse momento eu sabia que aquilo era uma coisa muito IMG_1302importante, eu continuo sem saber explicar, mas o que aquela banda fez, junto com todas aquelas pessoas que se doam nesse trabalho fazem, é incrível.

Me desculpe em continuar, posso parecer repetitivo, mas é necessário. O que aconteceu ali é um dos momentos mais reveladores da Minha Vida, comecei a achar o meu trabalho muito pequeno perto daquela banda. Fiquei do lado deles por alguns minutos e já podia ter ido embora mas não consegui.

Sei que minhas palavras nunca vão ser suficientes para descrever a mágica que aconteceu nesse dia diferente. 


Por Denison Vieira lapreferida15 Consuclinica20507546_977630602378998_8065294450928576897_o[1]

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"