terça-feira, 20 de setembro de 2016

IDEB MOSTRA AVANÇO NA EDUCAÇÃO DO CEARÁ E EM PIQUET CARNEIRO

Já faz alguns anos que a educação de Piquet Carneiro tem conseguido avançar um pouco a frente da expectativa projetada de melhoria. Mas com os dados de 2015 os número comprovam um crescimento consistente, que com o passar dos anos pode contaminar as outras séries. O ensino fundamental 1 que corresponde aos alunos da 5° série está em 7.1, já a do fundamental 2, mesmo tendo avançado ainda está em 4.8. 1 a 5

6 a 9O Ceará tem sido referência na educação e conseguiu emplacar 77 das 100 melhores escolas do Brasil. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o Estado alcançou 5,9 pontos quando a meta prevista era de 4,5. O resultado ultrapassa a meta de 2021 (5,4) e propicia a saída da 11ª posição no Brasil para a 5ª colocação. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a meta era de 4,3 e o Ceará conquistou 4,8 pontos, superando a projeção para 2017 (4,6). Com relação ao Ensino Médio, o Estado está na 10ª posição em relação às demais unidades da Federação. A média de 2013 foi de 3,6, e em 2015, ficou em 3,7, a mesma pontuação do Brasil.

Essa discrepância dos fundamental 1 e 2 deve ser observado em dois aspectos: o começo de novas metodologias de trabalho já devem ter alcançado o fundamental 1 praticamente por completo e crianças que estão no final do fundamental 2 talvez não tenham todos os anos de melhoria na qualidade do ensino; e outro motivo pode ser a eficácia das atividades desenvolvidas, que tem mais aceitação entre os mais novos e se torna mais complexa conforme o aluno envelhece. 

A Secretária de Educação de Piquet Carneiro Wioneide Isidorio explicou que essa diferença está  na aplicação do PAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa. Que já é aplicado no fundamental 1 há alguns anos e começou agora a ser implementado no fundamental 2 com MAIS PAC, o que deve ter resultados expressivos a partir de 2018. A secretária também relatou da dificuldade com os alunos mais velhos devido a diminuição da aproximação com a família e o senso de independência, sendo mais difícil trabalhar em atividades lúdicas, essenciais para tornar o ensino mais fácil.

O jornal O Povo fez um infográfico com alguns dados e destacando as melhores escolas

 Pesquisa-Ideb

Por Denison Vieira 

Publicidade

AMANHÃ (quarta-feiradia 21) Dr. ROUDINELY, Cirurgião Dentista, estará atendendo a partir de 10:30hs na Consulclínica

15 Consuclinica2

1109

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"