sábado, 25 de abril de 2015

PRIMEIRO ENCONTRO DOS AMIGOS DO BEM

Projeto Amigos do Bem fez sua primeira reunião com todos envolvidos na empreitada de concretizar nossa missão. O professor Wesley (curso de "Agentes de Projetos Sociais" do Senac) fez a introdução pedindo que todos escolhessem um parceiro, que tiveram a missão de conhecer um ao outro e depois apresenta-lo. Na primeira dinâmica da noite do dia 23 de abril, as duplas receberam uma bola onde tiveram a difícil tarefa de dançarem sem deixar a bola cair. A ideia da dinâmica era mostrar como é difícil sustentar um problema sem ajuda do próximo.

DSC_1823Padre Jaime fez uma reflexão, enfatizando a perseverança na hora de lidar com doenças tão delicadas. Chegou a contar que uma mulher ao descobrir o câncer se desesperou ao saber que outro casal havia se separado por casa da retirada da mama. O marido ao saber disse "Eu não casei com seus peito, casei com você". Pe Jaime ainda afirmou a intenção de criar uma associação e depois uma fundação, na intenção de poder fazer parcerias com outras entidades que possam colaborar com a continuidade do projeto "Amigos do Bem".

Todos receberam um papel ofício, onde foram DSC_1827desafiados a colocar mentalmente todos as pessoas de quem gostam, os sonhos, em um momento bem parecido com uma meditação, só que com uma característica espiritual. Ao fundo uma música tocada somente no piano em um momento comandado por Wesley, que pediu para todos colocarem uma mão no coração e outra no papel para criar uma conexão. Era perceptível a emoção das pessoas com o momento, lagrimas não paravam de ser derramadas pela lembrança das batalhas vividas por essas pessoas.

Na composição do que compareceram no primeiro encontro era possível encontrar pessoas em diversos estágios de seu tratamento, até mesmo quem já tinha superado a anos sua doença, mas estava presente para dar suporte a quem se encontra na situação.

“Amigos do Bem: Construindo Vínculos, Superando Desafios” tem a missão de fortalecer os vínculos afetivos e sociais entre pessoas portadoras de câncer e doenças crônicas, seus familiares e comunidade, contribuindo na superação das dificuldades enfrentadas durante o tratamento. O projeto está sendo gerido por 5 alunos do curso de "Agentes de Projetos Sociais" do Senac e depois vai ser continuado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, através da Pastoral do Dízimo.DSC_1842

MAIS SOBRE O PROJETO EM: facebook.com/amigosdobempc

Texto e fotos por Denison Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"