quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DIA DO DIABÉTICO

17112014 - 061617112014 - 0602Dia 14 de novembro é comemorado o dia mundial do diabetes,uma doença crônica que é caracterizada pela alta taxa de glicose no sangue.O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.

As Equipes da Saúde de Piquet Carneiro realizaram, durante o mês de novembro, atividades voltadas para usuários com diabetes. As atividades aconteceram nos Postos de Saúde, e também foram realizadas nos distritos.

No dia 17 de novembro, a Secretaria de Saúde reuniu no Centro Pastoral, para programação especial. No momento os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras voltadas para doença, além de ver um vídeo com depoimento de uma paciente que acabou perdendo as duas pernas por descuido. A paciente no vídeo é de Piquet Carneiro, o que pra muitos pode chocar ainda mais. Também foram sorteados bolsa de alimentos voltados para os diabéticos.

17112014 - 0613No município de Piquet Carneiro temos aproximadamente 372 diabéticos (sede e distrito), esse número acomete homens e mulheres de diferentes faixas etárias, com maioria entre idosos. Pensando em alertar esse publico sobre a doença, o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) em parceria com as UBS (Unidades Básicas de Saúde) promoveu um evento para esclarecer esses pacientes sobre a importância do diagnostico, prevenção e tratamento dessa patologia.

Foi realizado um café da manhã com produtos específicos para o diabético, aferição de glicemia e pressão arterial, encaminhamentos para atendimento médico nas unidades e palestraeducativa, com a equipe do NASF juntamente comdemais profissionais da saúde.

Percebe-se que frequentemente, as orientações são voltadas à redução dos fatores de risco ou à diminuição desses, em detrimento ao enfoquem na visão positiva da saúde, tais como a educação em saúde permanente abrangendo todas as áreas que circunscrevem o indivíduo, ou seja, que vão além do setor saúde. Essas ações, entretanto, não devem focalizar somente o sujeito, ou o desenvolvimento de suas habilidades pessoais. É necessária a intervenção sobre o ambiente no sentido de viabilizar modificação de estruturas que possamcomprometer a adoção de hábitos saudáveis, aliando-se dessa forma a combinação de autonomia pessoal e responsabilidade social. Assim, a educação em saúde para diabéticosse mostra eficaz para um melhor prognóstico e deve ser encorajada em toda população.

Antônia Ione de Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"