quinta-feira, 23 de outubro de 2014

BAIXINHA COM ASA JUNTA 50 MIL EM PERNAMBUCO

21102014 - 0150O locutor usou o resto de suas cordas vocais para anunciar "A presidenta do Semiárido", para multidão de 50 mil pessoas que estavam nas proximidades da Catedral - Sagrado Coração de Jesus,  baixinha, com uma roupa laranja, Dilma pega o microfone e diz "Me sinto muito bem vinda no semiárido".

21102014 - 0017A viajem para ver a presidente começou ás 6 horas do dia 20, passamos a noite de segunda e a madrugada de terça viajando rumo a Pernambuco, mais de doze horas depois estávamos em Petrolina - PE em um posto de gasolina. A parada serviu para despertar com banho, levando em conta a noite mal dormida. Logo seguimos para Juazeiro da Bahia e chegamos a ponte Presidente Dutra que liga as duas 21102014 - 0019cidades e os dois estados, mas uma multidão, na sua maioria vermelha, vinha de encontro ao nosso ônibus, decidimos descer  para acompanhá-los durante a caminhada de um quilometro e meio, dois trios elétricos animavam os militantes pró Dilma.

Na ponte ainda restavam sequelas dos protestos de julho de 2013, uma pichação dizia "Não temos partidos ap21102014 - 0022enas somos brasileiros!!!" assim mesmo com três exclamações. Saindo da ponte um grupo de trabalhadores da construção civil, em cima de um prédio de 30 andares, começaram a acenar para multidão, que retribuiu o gesto, acenando e gritando, uma cena poética e a mais marcante da viagem.

Nosso grupo de umas 40 pessoas, sendo 10 de Piquet Carneiro e os outros dos municípios vizinhos. Toda programação foi organizada pela ASA Brasil - Articulação no Semiárido Brasileiro, em uma parceria  com ONG's, sindicatos e entidades ligadas a convivência com o semiárido. Entre elas o Centro de Defesa Antônio Conselheiro de Senador Pompeu e o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piquet Carneiro.

A região levou uma pequena cisterna para reivindicar a distribuição só cisternas de placas. Uma clara cutucada na presidente, que na corrida para entregar as cisternas de maneira mais rápida, criou o projeto de cisternas de polietileno, que foram rechaçadas pelos movimentos sociais, que preferem as de placa devido a oferta de emprego (para pedreiros) e a qualidade da mesma, enquanto a de polietileno já vem pronta.

21102014 - 0085A ASA demostrou um poder de articulação e a logística para colocar 50 mil pessoas em Petrolina. Os militantes vieram de nove estados do nordeste, com um grupo vindo do vale do Jequitinhonha de Minas Gerais.

Chegamos a Catedral. Um casal de locutores faziam a animação, que depois tiveram a ajuda de mais dois.  Dois grafiteiros faziam um desenho ao lado do palco, o tema era a seca, com uma mulher carregando uma lata d'agua na cabeça e um sinal de proibido em cima da figura, abaixo escrito "nunca mais", ao lado, uma casa simples com uma cisterna de placa. No material de propaganda a hashtag #PELOSEMIÁRIDO era usada para atingir as redes sociais. Esperamos umas duas horas até o grande momento. Segundo alguns militantes a demora tinha sido causada por Dilma ter ido gravar para seu último programa na ponte,  mas nada foi confirmado. Uma militante dos Movimentos 21102014 - 0034Sociais do Piauí, estado que deu a maior percentagem pra a presidente, disse “Por coincidência ou não, eu moro em uma casa do Minha Casa Minha Vida, e estou fazendo Mestrado em Geografia…”.  Dilma fez questão de ir a todos os lados do palco, e até assustou alguns quando foi para um cantinho estreito só para acenar para os eleitores da direita do palco. 

O tom de Dilma muda quando está no palanque, mas ainda é inevitável os intervalos silenciosos que faz. O Governador Jaques Wagner estava ao seu lado. Jaques acabou de sair, pela terceira vez, vitorioso na Bahia no primeiro turno, conseguindo deixar seu sucessor Rui Costa no Governo. Dilma criticou o PSDB e disse "Os tucanos disseram que meus votos... aqui no nordeste, tinham sido de gente ignorante..." se referindo a declaração de Fernando Henrique Cardoso. Ainda citou as um milhão de cisternas implantados com ajuda da ASA no Nordeste.

Mais doze horas de muitos intempéries e sem banho, com direito a 36 quilômetros de carro aberto na carroceria, e estamos em casa. Ufa!

Por Denison Vieira 

MAIS FOTOS AQUI

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"