sexta-feira, 31 de outubro de 2014

24 HORAS DE PREFEITO, ELEIÇÕES E BASTIDORES

Faltavam alguns minutos para ás quatro da madruga, do dia 13 de outubro, e a buzina tocou em frente a minha casa, era motorista de Expedito (prefeito de Piquet Carneiro), Luiz Filho. Fomos até a casa da vereadora Keilhiane, que nos acompanhou. Dentro do carro indo para o Catolé da Pista Expedito ligas para Luiz Filho duas vezes, perguntando pelo seu transporte. A Hilux prata foi recém comprada, logo após ter pegado fogo a que pertencia a prefeitura, diferente dessa que é do prefeito. No Catolé nos acompanharam, Expedito e seu filho Zé Alberto.

O destino principal da viagem era o encontro com lideranças no Marina Parque, que aconteceria ás dezoito horas, com o candidato do PT Camilo Santana. Chegamos na capital por volta das oito e meia e fomos direto para APRECE Associação dos Municípios do Estado do Ceará, na qual Expedito ocupa a presidência, conhecemos as instalações do lugar que fica na no bairro Aldeota.

10710779_715161705225940_5559062841843682295_nLogo que chegamos uma equipe de reportagem da TV União esperava o presidente da APRECE, para falar sobre a questão da iluminação pública , os prefeitos de todo Ceará receberam a alguns meses uma espécie de contrato para ficarem responsáveis pela iluminação publica das cidades. A entrevista foi rápida, Expedito já estava atrasado para uma reunião no IBGE, fomos em outro carro, de um dos funcionários da entidade. No banco de trás eu fui ao lado de Nicolas, um Francês que fez intercambio em Quixeramobim e acabou ficando, hoje é assessor da APRECE. Seu português tem um sotaque fortíssimo, mas fala muito bem e entende perfeitamente nossa língua, inclusive piadas, gírias e palavrões. Nicolas está totalmente por dentro da eleição 2014, mesmo votando em Camilo, faz questão de conversar com adversários para obter informações da galera de Eunício. Ele nos contou alguns bastidores, como por exemplo a decepção de Eunício com a derrota no primeiro turnos, "até bolo tinha e depois acabaram nem abrindo o comitê". Segundo Nicolas havia uma certeza de vencer no primeiro turno pela coligação peemedebista, acabaram perdendo por pouco mais de 60 mil votos. A Polícia Militar também teve um papel importante nessas eleições, com a preferência por Eunício e Capitão Wagner, que foi o Deputado Estadual mais bem votado, alguns militares tiveram um papel de fiscais pró e Eunício com algumas situações bem estranhas. Como relatos de pessoas sendo apreendidas pelo simples fato de ser da outra coligação. Piquet Carneiro não ficou de fora, Expedito confidenciou que foi perseguido o dia todo da eleição por uma patrulha.

Chegando no IBGE estavam prefeitos já conhecidos da região, o de Senador Pompeu, Valwires e o de Mombaça Ecildo Filho. Durante a reunião foi discutido algumas informações que são dadas pelo IBGE para questão do Garantia Safra, alguns município ainda não receberam o seguro. Do lado de fora do prédio a política voltou ao debate, Expedito contou em tom divertido que Valwires tinha lidado pra ele no domingo da eleição, preocupado com os resultados.

Depois do almoço Expedito ainda passou na Secretaria das Cidade para ver o andamento de alguns projetos e depois seguiu para o comitê central de Camilo, um verdadeiro acampamento. Dentro da área do comitê tinha uma tenda gigante para encontro com a militância, um prédio todo feito de madeira cheio de escritórios, com direto a ar condicionado. Ao entrar se via gente pra todo lado com notebooks e smartphones, alguns olharam pra mim, um cara de 1,86 com uma mochila preta, sem nenhum adesivo, com estranheza, talvez fosse meu cabelo, sei lá... Eu e a vereadora Keilhiane conversamos com Raimundinho Assessor de Nelson Martins Deputado Estadual e Ex Secretário do Desenvolvimento Agrário, que preferiu não se candidatar esse ano, em sua sala um mapa todo colorido com cada cor representando de qual partido é o prefeito da cidade, com bolinhas adesivas, onde se marcava os municípios visitados por Camilo e pelo pessoal responsável pelo plano de Governo, o mapa parecia desatualizado, como se tivesse sido usado só até um certo momento da campanha.

14929149973_f56079e39b_kChegamos no limite do tempo no Marina Park graças ao transito, mas pelo menos não esperamos pelo começo do evento. Quando cheguei na multidão Camilo já passava tirando fotos, inclusive com vereadores de Piquet Carneiro, que chegaram mais tarde, só para o evento. Deusimar, Mosquito, Niclézio, Chico Macambira, Kelhiane, secretário de Agricultura Bismarck e Expedito, todos tietaram o candidato. No meio da correria o prefeito ainda entregou uma pasta com demandas da APRECE para Camilo.

15525640426_43d312c72c_kComeçaram os discursos e vários prefeitos falaram tornando o evento enfadonho, a maioria das pessoas estava sentada em cadeiras de plástico, só quem estava de pé era o pessoal do palco e os que se aventuravam próximo ao palanque, incluindo eu, que procurava um ângulo melhor para ás fotos e os vídeos. Quem passava a vez para cada um era o próprio Camilo. Quando Ciro Gomes pegou o microfone a coisa esquentou, Ciro foi bem agressivo com os "marginais de farda" se referindo aos PM's, que prejudicaram a campanha, e xingou Capitão Wagner, contabilizou a bancada com 31 deputados do lado de Camilo e 15 da oposição, sendo que Ciro fez questão de destacar que, embora fosse oposição, Renato Roseno do PSOL não fazia parte daquele grupo e o elogiou dizendo "Tem uma intransigência ideológica, mas é decente”. Camilo encerrou com um discurso de otimismo e pedido empenho.

Faltava pouco para meia noite quando voltamos para Piquet Carneiro, fiz questão de olhar no relógio ao deitar na rede, passavam das quatro.

Por Denison Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"