quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PEDRA PIQUEENSE VAI PARAR NA BOLÍVIA

Ás sete horas do dia 27 de Agosto, a equipe da Secretaria de Agricultura de Piquet Carneiro já aguardava a presença internacional. Não demorou para que a comitiva vinda da Bolívia chegasse. Formada por pessoas ligadas à alta cúpula do Governo da Bolívia. O país Governado por Evo Morales, descendente de Índio, tem em sua composição 55% de indígenas. Com características muito fortes, cor avermelhada da pele e a estrutura dos rostos. Dois estavam com chapéu típico com as cores muito usadas pelos camponeses bolivianos. 

28082014 - 1220Dos seis, duas mulheres, uma era fluente no português. A comitiva também tinha um representante da TV Estatal do país, um cinegrafista, que gravou cada passo da comitiva. Pedro Lucas, do ministério da agricultura acompanhou eles desde sua chegada ao Brasil, fluente no espanhol, de cara já deu duas dicas para primeira reunião na Secretaria de Agricultura "não anuncie nenhum deles como chefe da delegação e se der alguma coisa para um, dê para os outros". As medidas eram pra evitar um certo ciúme. O Secretário de Agricultura Bismarck Bezerra deu as boas vindas a todos. Francisco Sombra delegado do MDA também acompanhou toda a visita. Ainda na Secretaria Sombra fez uma palestra mostrando dados do ministério, focando principalmente nos Territórios da Cidadania. 

Logo depois um dos Bolivianos falou um pouco, com um espanhol característico, embora não entenda tudo, falou sobre como o Governo tem estatizado empresas, Evo Morales tem sido um socialista daqueles mais rigorosos, segundo seu compatriota que se alinha ao presidente, os mais ricos e os miseráveis tem diminuído no país, favorecendo assim um equilíbrio. Embora muito tenha que se fazer, as afirmações estão corretas, Evo se recusou a seguir a cartilha do FMI e de instituições financeiras e está crescendo bem mais que o Brasil. O próprio FMI parabenizou o país pelo avanço nos últimos anos. Os números indicam que a nação mais pobre da América do Sul cresceu 6,5% no ano passado, o melhor resultado em três décadas. Mas não se trata de um dado positivo isolado. De 2007 a 2012, a expansão anual média do PIB no país foi de 4,8%. E, para este ano, o FMI projeta um crescimento acima de 5%.

No dia seguinte (28) ás 8:30 já estávamos na comunidade de Olho D'água. Ao escutar sobre os projetos da comunidade, os Bolivianos deram exemplos de projetos na Bolívia e na Espanha. Parecem está realmente pesquisando alternativas para os campesinas ou a palavra mais usada no português, camponeses, que nada mais são que as pessoas do meio rural. Visitamos a Casa do Mel, o projeto Mandala e os produtores de polpa de fruta. Também participou do momento o presidente da EMATERCE José Maria Pimenta.

28082014 - 1315

28082014 - 128628082014 - 1274

Na chegada a comunidade um dos bolivianos vestia uma camisa com a foto de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, que morreu no ano passado, com uma menção a Che, em uma referencia a Che Guevara. Lucas disse que ele é líder de uma espécie de CUT - Central Única de Trabalhadores, mas nesse caso, boliviana. Ernesto Guevara de la Serna Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. (pt.wikipedia.org/)  A devoção as figuras socialistas refletem no jeito de governar de Morales.

Indo para o açude da comunidade do Olho d'água,  um deles pegou uma pedra, dessas que a gente encontra na beira de rios com uma cor alaranjada, entregou para outro e disse algo que não entendi, esse, depois de olhar, jogou a pedra no canto e o primeiro disse "não" e falou algo como "vou levar uma pedra do Brasil", guardou.

28082014 - 1338Vira e mexe alguém falava sobre política, os comentários vinham, geralmente com alguns dados das últimas pesquisas para presidente, todos surpresos com crescimento de Marina.  Entre os Bolivianos parava os ar de apreciação, observavam, e até quando não entendiam balançavam a cabeça. Os visitantes vizinhos foram bem simpáticos.

Saímos do Olho D'água e percorremos uns 30 Km até a comunidade de Mororó, bem próximo ao distrito do Catolé da Pista. No meio da seca para todos os lados, Adriano cultiva um verdadeiro oásis, com a água vinda do açude São Miguel, cultiva mais de 20 culturas agrícolas, além de criar alguns animais. 

O prefeito Expedito, que já visitou a área algumas vezes ficou surpreso com as bananeiras e o tamanho dos cachos, segundo Expedito, que é técnico na área, resultados como esse são muito difíceis sem o uso de alguma química. Os Bolivianos não conheciam o quiabo e experimentaram o maracujá.

28082014 - 132528082014 - 135028082014 - 133528082014 - 1345

Por Denison Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"