quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CURSO DE ENXERTIA EM FRUTÍFERAS

Slide2A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promoveu no período de 11 a 15 de agosto deste ano, em Piquet Carneiro, um curso de enxertia em frutíferas. Cerca de 20 pessoas participaram do treinamento ministrado pelo pesquisador Antônio Teixeira Cavalcante Júnior, da Embrapa Agroindústria Tropical. A capacitação teve 40 horas de duração e foi considerada extremamente proveitosa pelos participantes. 

A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do CENTEC e contou com a Slide9presença do prefeito Expedito José do Nascimento e da secretária do Meio Ambiente, Vera Silva. Em seu pronunciamento, o prefeito Expedito disse que a capacitação foi uma ação importante, dentre outras que a prefeitura está desenvolvendo ao longo da gestão, visando alavancar o setor primário do município. “Precisamos fortalecer cada vez mais o setor primário e, em especial, a agricultura familiar”, afirmou Expedito.

O pesquisador Antônio Teixeira Cavalcante Júnior, da Embrapa Agroindústria Tropical, recomenda a implantação de jardins clonais (pomares onde se obtêm propágulos vegetativos necessários à realização de enxertia), com a utilização de tecnologias modernas, de modo a permitir a produção de mudas frutíferas de qualidade. Acrescenta, ainda, que os jardins clonais têm papel importante na mudança de cenário. 

Vale destacar que a Secretaria do Meio Ambiente busca cumprir às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no que tange a produção de mudas frutíferas, conforme disposto naLei n° 10.711, de 5 de agosto de 2003.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA

Fonte: http://meioambientepiquet.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"