terça-feira, 24 de junho de 2014

Caravana do PT e os irmãos José

14062014 - 0784Dez pessoas saíram de Piquet Carneiro em direção a Quixeramobim na manhã do dia 14. O destino, a reunião do PT denominada "Caravana do PT", que foi realizada na AABB (Clube do Banco do Brasil) da cidade. Estavam na van, os Vereadores, Niclézio, Dinômedes, Deusimar e Keilhiane; o ex-vereador Xandoca; o Secretário de Agricultura Bismarck e o presidente da Federação das Associações Daniel Rodrigues.

14062014 - 0788Chegamos perto das dez da manhã com o sol escaldante, mas o ambiente não estava tão quente assim, graças ao vento. Ao entrar, a primeira coisa que vimos foi a mesas com panfletos e jornais de candidatos, e militantes entregando os mesmos. Logo demos de cara com senador petista, José Pimentel que dava entrevista para, o que parecia ser, uma TV da região. Andando mais um pouco, depois da aglomeração gerada pelo senador, temos a direita o auditório/saguão onde foi realizada a reunião, e a esquerda algo chamou atenção.

14062014 - 0807Um painel cheio de fotos e textos sobre os ditos mensaleiros, Genoíno, Delúbio e Dirceu. A foto mais enfatizada era a dos três com a mão para o alto com punho fechado, as palavras injustiça, humilhação e resistência, estavam em toda parte. Logo percebi cartazes em tamanho de papel ofício colados nos pilares, com a foto de Genoíno, fazendo o mesmo gesto com a frase "Somos todos Genuíno".  O ex-deputado é irmão do Deputado Federal José Guimarães.

José Genoíno, nascido em Quixeramobim no dia 3 de maio de 1946, é ex-guerrilheiro, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores. Deputado federal pelo estado de São Paulo, em 3 de dezembro de 2013 renuncia ao mandato parlamentar. Em 2005, é denunciado no escândalo do mensalão. A ação penal, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, o condena a cumprir prisão em regime semi-aberto em 12 de novembro de 2012. Genoíno nasce na comunidade de Várzea Redonda, pertencente ao município de Quixeramobim. Passa a infância em Encantado, vilarejo de cerca de 1.000 habitantes, entre os estudos primários no grupo escolar e o trabalho na roça, para ajudar os pais. Aos 13 anos muda-se para Senador Pompeu, onde vive na casa paroquial a convite do padre local, que o apóia nos estudos. (Informações Wikipédia)

 
Durante todo reunião o nome de quatro pessoas são lembrados constantemente, Dilma, Lula, Guimarães e Genuíno. O Deputado Federal José Guimarães já lançou seu nome a vaga de senador nas próximas eleições, o que parece, pelos discursos durante o evento, unanimidade dentro do partido, o que não é consenso é a coligação aos Ferreira Gomes. Alguns citaram o nome do Governador para falar dos avanços no estado e outros falaram de cuidados com as coligações e as possíveis traições.

O mestre de cerimônia, entre uma fala e outra, dava os números do encontro. Mais de vinte prefeitos e cerca de 50 vereadores estiveram presentes.

14062014 - 0799O Senador José Pimentel disse que xingamento a presidente Dilma Rousseff, no jogo de abertura da copa, partiu da ala VIP do Banco Itaú e fez sua defesa a presidente. Outro presente era o Deputado Estadual Camilo Santana, um dos únicos que estava com camisa que não era vermelha, vestia amarelo, se destacando no ambiente e usava um adesivo 14062014 - 0805da "Caravana do PT". Defendeu a continuidade da coligação com o governador, e disse para encerrar "O Brasil vai ser hexacampeão e o PT tetracampeão, por vencer a quarta vez à presidência".    

Pouco depois fomos embora, até aquele momento, meio-dia, José Guimarães não havia aparecido. Descobrimos que uma carreata vinha de Quixadá para Quixeramobim quando, aconteceu um acidente, que ocasionou o atraso.
 
Por Denison Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"