quarta-feira, 14 de maio de 2014

FAMÍLIAS RECEBEM CISTERNAS PARA PRODUÇÃO

Na manhã do dia 8 de maio o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou reunião com os agricultores que foram cotemplados com Cisternas de Enxurrada, no total de 34 famílias vão receber o benefício. A cisterna custa no total 9 mil reais, sendo 5 mil reais de material, outros 4 mil de sustentação do projeto, capacitação das famílias, pedreiros e a contra partida da família, que geralmente entra com o servente e a alimentação. Tudo isso entra na conta.08052014-DSC_0333No momento Hugo Carvalho, presidente da entidade, reclamou da falta de compromisso de alguns agricultores, 34 foram chamados, mas 11 não apareceram "infelizmente tem agricultor está muito acomodado". No projeto anterior algumas famílias desviaram sacos de cimento para outras finalidade, um roubo na verdade. Hugo pediu que isso não venha acontecer, segundo o mesmo, o municipio acaba perdendo credibilidade junto as outras instituições. O projeto é da Secretária de Desenvolvimento Agrário com recurso do Ministério, mas no final das contas quem realiza são as ONG’s, como Centro de Defesa dos Direitos Humanos - Antônio Conselheiro (CDDH-AC), com sede em Senador Pompeu-CE, onde Hugo é tesoureiro. A entidade procura o Sindicato para trabalhar em parceria dentro do município.

2A cisterna-enxurrada tem capacidade para acumular 52 mil litros e é construída dentro da terra, ficando somente a cobertura de forma cônica acima da superfície. O terreno é utilizado como área de captação. Quando chove, a água escorre pela terra e antes de cair para a cisterna passa por duas ou três pequenas caixas, uma seguida da outra, que são os decantadores. Os canos instalados auxiliam o percurso da água que escoa para dentro do reservatório. Com a função de filtrar a areia e outros detritos que possam seguir junto com a água, os decantadores retêm esses resíduos para impedir o acúmulo no fundo da cisterna. A retirada da água da cisterna-enxurrada é feita por meio de uma bomba de repuxo manual. A água estocada serve para a criação de pequenos animais, cultivos de hortaliças e plantas medicinais e frutíferas. (Informações:www.asabrasil.org.br/)

Logo depois da reunião os beneficiário participaram da capacitação para lida com a nova cisterna. O mini curso durou dois dias.

Por Denison Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"