segunda-feira, 10 de março de 2014

EXAME DE PRÓSTATA E O TABU

Cerca de 10 idosos estavam na palestra sobre os problemas que podem atacar a próstata. Na platéia, funcionários do posto, que fizeram uma busca ativa dos participantes,  observavam. Evidentemente o principal é  câncer que segundo a palestra do Assistente Social Lirelton, com a assessoria da enfermeira Nelma Bessa, cerca de 30% dos homens contraem, mas só cerca de 3% desse número chegam a falecer com o problema. A recomendação para começar a fazer os exames para detectar um possível problema é a partir de 45 anos.imageA próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen. (www2.inca.gov.br)

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. (www2.inca.gov.br/)

A palestra acabou virando uma consulta coletiva, a todo o momento perguntas.  “Se arder na hora de ir ao banheiro (urinar)?” e respondia Lirelton “Tem que ir ao médico...não é normal”. O tema mais delicado sobre o assunto é o famigerado exame de toque, que embora tenham outrosa exames, ainda é o mais eficaz na descoberta de aumento da próstata. Os idoso mais ativos pareciam mais tranqüilos, alguns ali já haviam feito o exame, mas nenhum reclamou de algum problema.

O assistente social fez o possível para ser um diálogo com os idosos de maneira descontraída. Com uma expressão de quem vai falar um palavrão Lirelton olha para a porta, como se checasse se alguém entraria e diz se referindo ao exame de toque “Desculpe a expressão, mas quando você tá com médico não quer dizer que ele vai te comer não" todos riem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"