quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Do Mensageiro ao Celular - Curso Técnico

Há alguns anos, os técnicos nas mais diversas áreas eram vistos como pessoas que haviam se profissionalizado e por isso os jovens eram incentivados a buscar formação técnica específica em determinadas profissões. Com a criação e ampliação de novos cursos superiores, que tem permitido um maior numero de acessos as vagas disponíveis, os cursos técnicos sofreram quase que uma desvalorização, tanto no reconhecimento como na remuneração. Dentro das empresas os técnicos são requisitados eindispensáveis para o bom andamento do processo de produção. É impossível imaginar uma industria sem seus funcionários de nível técnico. Na sociedade, porém, ninguém se atreve a defender uma formação de nível médio, pois o que importa mesmo é uma faculdade. Sabemos e reconhecemos a necessidade de “Doutores”, mas, é impressindivel um grande numero de técnicos nas mais diversas empresas, pois no mercado há lugar para todos. Muitos jovens estão cursando uma faculdade, sem nenhuma perspectiva, apenas desejam um diploma para satisfazer e mostrar aos amigos.

Conversando há alguns dias com dois jovens, ouví uma frase que os denunciou: - “Quem não tem curso superior, pode até ter um bom emprego, mas vai ser sempre inferiorizado diante dos amigos.- Fiquei preocupado, pois ninguém, jamais será inferiorizado, humilhado ou desprezado junto aos amigos, se isso acontecer, o grupo não é formado por amigos. Pode-se nominá-los como quiser, menos amigos. É louvável a busca do jovem pelo conhecimento, e bom seria se tivessemos cem por cento deles nas faculdades, seria ÓTIMO. Desde que vocacionados, propensos, determinados.

Nos ultimos anos o governo voltou a investir na formação técnica, pois tem faltado trabalhadores especializados. Meus amigos e colegas de curso, que acertaram o “alvo”, estão muito bem em empresas de telecomunicação e produção industrial de eletro-eletrônicos.

O importante é fazer o que se gosta e nunca se acomodar. Não desista de seus projetos e sonhos, pois quando desistimos nos assemelhamos a alguém que sonha e acorda logo no início, jamais saberá o final. Tenho experiência nessa área, pois desistí várias vezes de projetos começados. Sempre houve motivo, é verdade, mas com mais esforço dava para superar com certeza. De todos os cursos que comecei e não terminei, o único que não me arrependí ( ainda), foi exatamente da faculdade, pois não iria por em prática os conhecimentos. Seria só mais um diploma sem utilidade (mesmo defendendo o conhecimento adquirido). Os demais que, parei antes de terminar já foram motivos de auto-repreensão, algumas vezes. Vou deixar duas frases de Bob Marley para reflexão.

- Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo. Mas podemos começar agora e fazer um novo fim.

-A vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem para em qualquer topada.

Jocicler Vieira ( http:// ptemfrente.blogspot.com )

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"