segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Porque acreditar que o mundo será melhor?

Desde cedo ouvimos e presenciamos demasiadas injustiças e violências a nossa volta. Ensinaram-me na escola e na igreja que devo ser honesto, ter respeito com o próximo, como também ser alguém na vida [...], no entanto, não me ensinaram como o mundo é desonroso com nossos sonhos, com aquilo que acreditamos quando criança.

Ouvimos dizer que todos nós somos cristãos, até mesmo os Ateus. Contrariando os conceitos existentes, compreendo hoje que o conceito de cristão está ultrapassado, e certamente alguém me dirá que todas as ordeiras e nefastas ruindades do mundo já existiam antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, do qual é um fato.

Ensinaram-me também que o pecado corrompeu os homens assim como este se auto corrompeu para benefício próprio. Pensando nessa linha, lembro-me da celebre frase de Rousseau “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, assim, por mais cristãos, humanos, conhecedores do conhecimento em pleno desenvolvimento, esta frase nunca foi tão atual como o tempo presente.

Dentro da minha razão, se perguntássemos aos seres humanos da vida moderna, o que o mundo representa para você? As respostas seriam interessantes e cabíveis de reflexões coletivas e pessoais.

O que nos fazem acreditar que o mundo um dia será melhor quando este repete o mesmo feito do século XX. As injustiças sociais, holocausto, guerras mundiais, apartheid, crises econômicas [...] por tudo isso nos disseram que o século XXI seria o inicio de uma nova era, de paz, amor, fraternidade [...] mas, o século XX está de volta no XXI, desta vez mais sangrenta e violenta.

Fizeram-me acreditar que vivo numa democracia, que tenho liberdade de ir e vir. Me disseram muitas coisas, porém esqueceram-me de dizer o principal, das limitações. Somos privados dos direitos, somos monitorados 24 horas, nos controlam pela ideologia do consumo sem limitações. As minhas palavras são a manifestação do que eu ainda posso dizer, pensar e questionar. O futuro da humanidade tal como nos apresentam não é tão encantador.

A leitura do livro 1984 de George Orwell nunca foi tão real como são agora. A globalização se constrói para uma Nova Ordem Mundial, e esta ordem, está se construído através do caos que presenciamos todos os dias, seja em jornais midiáticos, internet, ou mesmo em volta de nós.

Cristãos revelam que tais acontecimentos ao redor do mundo é a profecia bíblica que está se afirmando, Jesus Cristo está voltando! Outros apenas pensam que o tempo está se construindo para o inicio de uma era da qual trará paz e harmonia. Assim assistimos as incansáveis reuniões, fóruns e encontros das grandes lideranças mundiais na busca para uma solução dos problemas do mundo.

Papa Francisco, traz uma nova ideia para os cristãos católicos. Sua humildade está moldando corações dos seres humanos, seus gestos de sabedoria é a perspectiva de um novo tempo do cristianismo na igreja católica.

Ao longo da história entra líder e sai líder, e os problemas da sociedade continuam, mas certa vez me disseram, há lideres bons e ruins – este último é que faz da humanidade um projeto de sociedade corrompida pelo o poder.

A reflexão do que ocorre a nossa volta nos fazem entender o processo materialista pelo qual somos submetidos a fazer. Tornamo-nos seres humanos desumanos.

Aquele que ler este artigo, talvez, dirá para si, “ora ele tão individualista e materialista quanto eu”, e deixo a resposta, cada ser humano tem na sua essência um projeto individualista, somos materialistas por natureza não por opção, isto porque nascemos numa sociedade que exige isso de nós, a meta pela sobrevivência está na razão de sermos materialista.

Portanto, se perguntares “acredita que o mundo será melhor?”, não! A humanidade está repleta de pessoas boas, que buscam pela paz interior e exterior, que se preocupam com o próximo, mas nunca, jamais este mundo tal qual conhecemos mudará, podemos ser pessoas melhores, porém o mundo continuará enlouquecido pela dialética da existência explosiva de destruição do homem pelo homem e da natureza. E por mais que digam que tal pensamento seja fatalista, não mudará minha opinião, pois a história é a própria realidade e verdade do que digo.

“pensai-vos na ordem através do caos – digo-te então, cuidado com a ordem que ora está surgindo, pois esta será contrária aos valores que acreditamos serem essenciais para vida”.

Lairto Vieira.

Escrito em, 29 de Dezembro de 2013, tarde de Domingo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"