quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O LEGADO DE UM PADRE ITALIANO NO SERTÃO

12122013 - 0668Estávamos no começo da noite do dia 12/12, quando o ônibus chegou no Município de Senador Pompeu. Mais de 20 pessoas saíram de Piquet Carneiro ha quase uma hora, em uma viajem de 30 km de estrada carroçal. No ônibus estavam o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piquet Carneiro Hugo Carvalho e sua família, a vereadora Keilhiane e grande parte dos funcionários do sindicato, e obviamente, eu. O destino era a igreja Matriz de Senador Pompeu, onde seria realizado a missa de ação de graças pelos 30 anos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, que foi fundado no ano de 1983.

Chegamos quase uma hora antes da missa começar e já estavam distribuindo na porta o livrinho com hinos e a programação da celebração. Na capa já podíamos identificar quem seria o grande homenageado da noite, o Padre Albino Donati, idealizador do Centro de Defesa, na foto ele está de perfil como quem olha para o horizonte, talvez seja uma tentativa de transmitir uma ideia de visionário. Virando a pagina encontramos sua biografia:

12122013 - 0707Italiano nascido em 1928, ordenou-se padre em 1953. Veio para o Brasil em 1975 e permaneceu na paraíba até 80. Durante os 14 anos subsequentes trabalhando na Diocese de Iguatu, mais especificamente em Senador Pompeu e Milhã, ajudou a criar 81 comunidades de base, criou e estruturou as Pastorais. Incentivou a organização Comunitária através de Associações e Sindicatos. Uma de suas lutas foi contra a polícia nos mal tratos a presidiários. Seu maior feito provavelmente tenha sido o Centro de Defesa, que se dedica na convivência com semiárido. Em uma busca rápida no youtube encontro uma mensagem gravada com Padre Albino em 1995, pouco antes de voltar a Itália. Seu discurso é todo pautado no humanismo e o quanto pode ser feito para o outro, mas deixa um conselho que serve para qualquer classe social e crença “Saiba sonhar, quem não sonha não realiza” em outro trecho recomenda “Não tenha medo, não se prenda a pessoas medrosas”.

A missa começou e logo chamou a atenção a CDDH-AC Exposição Fotográfica 30 anos (5)quantidade de pessoas com a camisa do CDDH-AC (Camisa social com o nome e a logo bordados da entidade), depois descobri que eram mais de 70 colaboradores de vários municípios. A missa começou depois das sete da noite com a presença de dois Bispos, Dom Geraldo Nascimento e Dom João José Costa da Diocese de Iguatu. Embora com dois Bispos o responsável pela reflexão foi Padre Anastácio, que mantem contato com a entidade ha um bom tempo. No blog do CDDH-AC é possível encontrar uma exposição de fotos dos trinta anos, onde tem uma foto de Padre Anastácio em uma capacitação de lideranças nos anos 90.

12122013 - 0697A mística da missa é um pouco diferente da convencional, todo momento é pautado pela entrada de funcionários do Centro de Defesa fazendo alguma participação. Já pelo final algumas pessoas foram convidadas a falar sobre a trajetória do CDDH-AC entre elas Marta de Souza, que está a frente da entidade e trabalha desde sua criação. No blog do CDDH-AC  Marta define assim a ONG “o Centro de Defesa nasceu com a missão de promover os direitos humanos, de dar respaldo à luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Tem sido ao longo desses anos esse  Marta de Souzainstrumento, a voz que não se cala, que tem enfrentado dificuldades e desafios, mas que continua firme em seu propósito”.

Depois do término da missa, no Centro Pastoral ao lado da igreja, aconteceu o lançamento do livro “Pe. Albino Donati - Um Profeto no Sertão Central” escrito pelo Padre João Paulo Giovanazzi. O momento também foi aproveitado para lançar um cordel com a história do CDDH escrito por Francisco de Lima. Durante o lançamento o bufê contratado começou a servir os salgados. Uma figura muito conhecido de Piquet Carneiro foi lembrada o ex-secretário de Agricultura Chico Faustino, que faleceu em abril desse ano, apareceu em um depoimento em um vídeo com a trajetória dos 30 anos. 

Lá pelas onze meia o jantar foi servido em um espaço que fica ao lado da igreja. Com direito a música ao vivo e comida de primeira. É impossível não imaginar que essa é a maior prova do crescimento da ONG nos últimos trinta anos. Passou de um movimento pobre a uma entidade de classe média. Conversando com um e com outro é notório que a presença do PT no Governo Federal facilitou o trabalho de entidades como Centro de Defesa, embora alguns se queixem que a Dilma é menos maleável que Lula.

12122013 - 0727

MAIS FOTOS AQUI

Por Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"