quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em Quixadá gestores se encontram com o temido TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está realizando em Quixadá, desde ontem (19), o Programa TCM Cidadania e Controle Regional, que reuniu os poderes executivo, legislativo e sociedade civil. A ideia é transmitir noções básicas de transparência e controle social. O encontro deve seguir até o final da manhã de quinta-feira 21. Na manhã do dia 19, a abertura aconteceu no IFCE de Quixadá.

Foram mais de duas horas viajando pela estrada que liga Piquet Carneiro a Senador, depois seguindo pelo Encantado, passando por Quixeramobim e finalmente chegamos ao Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Quixadá. No carro estavam o Secretário de Esporte Juventude e Cultura Erivando Maia, a Secretária de Meio Ambiente Vera Silva, o Vereador Dinômedes e eu. No outro carro, que foi por Mombaça estava com prefeito Expedito, Assessor Raimundo Monte, o Secretário do Tesouro Erenilson Firmino, o Secretária da Agricultura Bismarck e o Assessor de Comunicação Laércio Vitoriano.

19112013 - 067919112013 - 0685A reunião se arrastou até a hora do almoço. Era impossível não ter um pouco de sono ao ouvir os discursos pra lá de cansativos. Passando pela transparência e o utópico controle social. Com uma plateia cheia de macacos velhos da política, os discursos de abertura não passaram de mais do mesmo. Em uma entre linha e outra dava para notar a tensão entre o ministério público e o executivo. Na primeira fila estava o prefeito de Mombaça Ecildo Filho, que acabava de ter alguns problemas com o judiciário. Nos bastidores do evento, a conversa era que o acontecido em Mombaça estava mais para armação. Parece que o caso da assinatura foi o mais grave. Uma licitação para a segunda feira dia 18 foi assinada no dia 14. A explicação estaria no feriado, antes de sair para o feriadão, do último final de semana, os gestores deixaram a licitação assinada.

Logo após o intervalo para o almoço, a reunião recomeçou na Câmara Municipal de Quixadá e na Câmara de Logistas (CDL). Participei na Câmara Municipal da palestra para gestores, enquanto haviam ainda palestras para sociedade civil e poder legislativo. A morosidade continuou na ao falarem sobre assuntos comuns ao cotidiano dos gestores, mas a última palestra com Rogério Gomes fez quem estava cochilando acordar. Rogério aparenta ter uns 55 anos, com bigode e parcialmente calvo, fala com propriedade e domínio, vez por outra arranca gargalhadas da plateia. Falou sobre captação de recursos e focou na questão dos projetos. “Me desculpa o palavreado, mas não coloque qualquer doidinho para trabalhar o projeto, não mande alguém que segurou a bandeirinha e votou no prefeito, mas só tem o (ensino) fundamental.” Rogério citou exemplo de prefeituras que por causa do descaso com projetos perderam verbas milionárias. Em outro momento o engenheiro citou Piquet Carneiro, segundo ele quando trabalhava nos projetos do KFW, banco Alemão, disse que de 44 municípios só 3 conseguiram o recurso “e um deles está aqui” falou apontando para o prefeito de Expedito José. O recurso diz respeito aos mais de 1 milhão e 700 mil para o Abastecimento d’água de Ibicuã (ver matéria aqui).

Durante a abertura o prefeito de Quixadá João Hudson, que chegou atrasado, resolveu desabafar a cerca da fiscalização que vem recebendo sua administração. No discurso deixou uma impressão de estar passando por uma certa pressão na cidade “Besta é quem acha que sou besta” disse Hudson. Fato curioso é que algumas pessoas acharam estranho o jeito com que o prefeito chama o nome da cidade que governa, por várias vezes João falou Xadá ao invés de Quixáda.

Por Denison F. Vieira

Editor do Informe gerAção e

Assessor da Prefeitura Municipal de P. Carneiro

19112013 - 070219112013 - 0710

Na foto acima a prefeita de Irapuan Pinheiro Risoleta conversa com prefeito de Piquet Carneiro Expedito.

MAIS FOTOS AQUI

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"