sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A ESCOLA MARECHAL CASTELO BRANCO (PARTE 1)

  COLUNA PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA DA EDIÇÃO Nº 54 DO INFORME GERAÇÃO

Quem adentrar a Escola Estadual de Ensino Médio Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco verá que, em uma de suas paredes, vê-se estampada, em letras de caracteres largos, uma data memorável, que, como tal, deveria ficar guardada, para sempre, na memória de quantos passaram, ou estão a passar, pelos espaços da Castelo Branco: 9 de março de 1979.

    Com efeito, naquela ocasião, o então governador do Ceará, Dr. Waldemar Alcântara, assinava o Decreto pelo qual a Escola Castello Branco passou, oficialmente, a existir.
    Porém , já em agosto de 1978, a Castelo abria, de par em par, suas portas, a fim de acolher os primeiros alunos, regularmente matriculados no então 1º Grau Menor (1ª à 4ª série) e no 1º Grau Maior (5ª série).
    Por essa razão, podemos apontar, com segurança, aquele agosto de 1978, como tendo sido o marco inicial das atividades do educandário supracitado, embora, como já o dissemos, o decreto de instituição só veio à luz em março de 1979.image

CASTELLO BRANCO: O PORQUÊ DA DENOMINAÇÃO
    O cearense Humberto de Alencar Castello Branco foi o 1º presidente do Regime Militar, governando o Brasil de 11 de abril de 1964 até 15 de março de 1967. Chegou, no curso de sua militar carreira, ao posto de MARECHAL.
    Não obstante, entre os de nossa escola pouco divulgada, - e,  quiçá, até desconhecida!  -verdade é que a grafia oficial do nome do homenageado é, de fato, esta: CASTELLO (com dois "eles").
    O nome CASTELO BRANCO , a “batizar” nosso educandário, foi sugerido pelo Sr. Osmar Pereira de Lucena, meu genitor, ao então prefeito de Piquet Carneiro, Sr. Juremir Martins da Costa.

DECRETO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA CASTELO BRANCO
    Decreto Nº 13.157, de 09 de Março de 1979
    Cria as Escolas do Ensino de 1º Grau e dá-lhes denominação. O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso da atribuição que lhe confere o art. 74, item III, da Constituição do Estado,
    D E C R E T A: Art. 1º - São criadas, em Fortaleza e no interior do Estado, as Escolas de Ensino de 1º Grau, com as seguintes denominações:
(...)II - NO INTERIOR DO ESTADO
(...) Escola de 1º Grau Marechal Humberto de Alencar Castello Branco - Piquet Carneiro.

    Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
    PALÁCIO DO GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 09 de março de 1979.     WALDEMAR ALCÂNTARA
Adelino de Alcântara Filho
FONTE: DIARIO OFICIAL DO ESTADO

DOAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA
    A Escritura de Doação, em vista da edificação do prédio da nossa escola, foi lavrada às fls. 87v. a 88v. no Livro - 95, no Cartório do Registro de Imóveis Egdúnio Cesár Braga, em Senador Pompeu-CE.
    Doadores: Manoel Vitor Machado e Maria Joana de Melo Contemplada: Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, representada, nesse ato, pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal, cidadão Juremir Martins da Costa.
    O IMÓVEL: UMA QUADRA DE TERRA COM CAMPO DE FUTEBOL, NA CIDADE DE PIQUET CARNEIRO, MEDINDO 85m (oitenta e cico metros) DE FRENTE, POR 120m (cento e vinte metros) DE FUNDOS, EXTREMANDO AO NORTE, SUL, NASCENTE E POENTE COM TERRAS DE PROPRIEDADES DE MANOEL VÍTOR MACHADO, E SUA MULHER, MARIA JOANA DE MELO.
    VALOR: Cr$ 50.000,00 (CINQÜENTA MIL CRUZEIROS). Data e local em que se deu a Escritura Pública de Doação: Senador Pompeu, 16 de agosto de 1977.
PRIMEIROS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA CASTELO
    Ao iniciar suas atividades escolares em 1º de agosto de 1978, uma segunda-feira, a Escola Castelo Branco acolhia este "Quadro de Funcionários":
DIRETORA: Profa. Maria Tarcília Monteiro de Sales
SECRETÁRIA: Maria Nirvanda de Lima Alves
PROFESSORES DO 1º GRAU MENOR (DE 1ª À 4ª SÉRIE): MARIA JOSÉ ALVES FERREIRA (MAZÉ)
TERESINHA LOPES BESERRA
MARIA ZILCE DE PAULA
MARIA LÚCIA BATISTA DE MOURA (SUBSTITUTA DA PROFA. ODETE GOMES DE MORAIS PINHEIRO)
ODETE GOMES PINHEIRO

PROFESSORES DO 1º GRAU MAIOR (5ª SÉRIE):
MARIA JOSÉ DE JESUS AIRES (Português)
PAULA DE CÁSCIA MOREIRA GURGEL (Matemática)
ODETE GOMES DE MORAIS PINHEIRO (Ciências)
JANE VASCONCELOS DANTAS (Estudos Sociais e Artes Práticas)
MARIA ZILCE DE PAULA (Educação Física)

FUNCIONARIOS: JOÃO LOPES DO NASCIMENTO, FRANCISCA BESERRA ROLIM e JOSÉ AMADEU SALES

FONTE: LIVRO DE PONTO DOS FUNCIONÁRIOS - MÊS DE AGOSTO DE 1978.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"