quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DNOCS repassará verbas a 34 municípios, dentre eles Piquet Carneiro

O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) vai repassar através de convênios R$ 17,34 milhões a 34 prefeituras do Ceará para a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, por meio do programa Água para Todos, do Ministério da Integração Nacional. Os recursos já estão no Dnocs, informa Thereza Rego, especialista em infraestrutura, do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes Daniel Júnior, reúne os prefeitos na próxima segunda-feira às 15h no auditório da sede geral da Administração, em Fortaleza, para esclarecimentos sobre os convênios, já assinados em solenidade em Brasília na presença da presidente Dilma Rousseff. O evento é promovido em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), que faz mobilização para trazer os gestores municipais ao evento.

Na ocasião, as informações sobre a parte operacional dos convênios serão dadas aos prefeitos por Emerson Daniel, pelo diretor de Infraestrutura Hídrica, Glauco Mendes, o procurador-chefe do Dnocs, Francisco Arlem de Queiroz Sousa, e por um representante do Ministério da Integração Nacional. Os sistemas simplificados de abastecimento de água são compostos por captação subterrânea em poço tubular e casa de bombas. A água será clorada e levada por pressurização através de uma adutora para um reservatório com capacidade de 10 m³. A partir do reservatório, a água será distribuída para os domicílios e um chafariz convencional.

Cidades beneficiadas

Cada município receberá quatro sistemas, cada um com o custo médio de R$ 127,5 mil. Os 34 municípios do Ceará foram selecionados para receber os sistemas dentro de critério que leva em conta os efeitos da estiagem e a necessidade de abastecimento de água nos estados do Nordeste.

Vão ser beneficiados com os sistemas coletivos de abastecimento de água, no Ceará, os municípios de Aiuaba, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Hidrolândia, Ibaretama, Itapiúna, Itatira, Jardim, Lavras da Mangabeira, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quiterionópolis, Quixadá, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá e Umari.

Fonte: oestadoce.com.br

www.damascenomarques.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"