quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Assessores da Ematerce visitam Museu Relíquias do Sertão

17102013 - 0133Os  Assessores da Ematerce, lotados no Centro Gerencial,  Fernanda Aquino, Lúcia Sousa, Ismar Barroso, Elisa Sales (Regional do Sertão-Central) e a gerente local de Mombaça, Valderice Bezerra, visitaram o município de Piquet Carneiro, na solenidade de entrega de duas máquinas de costurar, fabriadas no Século XVIII, pertencentes à cultura escrava, ao Museu Relíquias do Sertão, localizado no Sítio Arara.

Na comunidade, os visitantes foram recebidos pelo prefeito Expedito José do Nascimento, pella secretária do Meio Ambiente, Maria Vera Lúcia Silva, por Luiz Gonzaga, proprietário do Museu, secretários de Agricultura, Bismarck Barroso; Saúde, Valéria Franco de Sousa; Infraestrutura, Kerginaldo Rodrigues Feitosa e convidados. A solenidade iniciou-se às 17 horas, com a palavra da secretária Vera Lúcia, que destacou a importância da existência do museu como forma de integrar culturalmente os municípios vizinhos(Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu e Piquet Carneiro) e, ao mesmo tempo, permitir o resgate histórico do Sertão Nordestino, para que seja visitado, conhecido e divulgado. Em seguida, agradeceu à Ematerce pela  importância dos trabalhos, realizados no município e, em especial,  a Valderice, gerente  local,   e à assessora regional, Elisa Sales, que se dedicam às atividades  agropecuárias do município.

A articuladora da Rede Temática do Turismo Rural na Agricultura Familiar, no âmbito da Ematerce, Fernanda Aquino, ao discursar, destacou a importância do evento, das atividades não agrícolas, desenvolvidas pela empresa, referentes ao Turismo Rural e ao Artesanato, como atividades complementares, geradoras de trabalho, renda e inclusão social, principalmente, para mulheres e jovens. Agradeceu pelo convite, colocou os colegas da Ematerce à disposição do prefeito Expedito e do secretariado presente à solenidade. Falaram também os assessores estaduais Ismar Barroso, que justificou a ausência do presidente da Ematerce,  e Lúcia Sousa, mostrando a importância das ações integradas da empresa para o desenvolvimento rural sustentável e solidário no campo, afora a necessidade das parcerias nas atividades do município. O prefeito Expedito Nascimento agradeceu a todos, enfatizando a gestão participativa e a integração, entre as diversas Secretarias Municipais, em prol do município.

Por último, foram oficialmente entregues as peças, quando a assessora regional do Turismo Rural, Elisa Sales Paulino, leu o documento representativo da história das duas peças, ressaltando que pertenceram à Cultura Escrava e que foram doadas por José Simão, empresário na cidade de Quixeramobim. Destacou, ainda, a importância do evento e justificou que valeu a pena o esforço, para sua realização, apresentando, no momento, um significativo poema, de sua autoria, em homenagem ao Museu Reliquias do Sertão. A solenidade encerrou-se, às 18h40min, e os presentes foram convidados para um lanche, servido por Luiz Gonzaga, proprietário do Museu.

VISITA À FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

FEIRA FERNANDA3

A Feira da Agricultura Familiar mereceu elogios dos visitantes e dos agricultores familiares.

No dia 18 de outubro, houve uma visita à Feira da Agricultura Familiar, evento que envolve a comercialização de produtos, fabricados pelos agricultores familiares, público-alvo da Ematerce, no município, tais como: artesanatos(grande quantidade), alimentos, oriundos das Mandalas e Quintais Produtivos(feijão verde, carnes de suínos, criação, ovos, galinhas, mamão, banana, tomate, cebolinha, coentro, mel, doces, bolos, pães etc). A Feira, como um todo, contou com a participação da Prefeitura, Ematerce, Sindicato, Associações e Agricultores. Em conversa, os assessores constataram que os participantes da feira ficaram entusiasmados pela organização e a qualidade dos produtos, quando foi observada, também, a excelente aceitação pela sociedade local.

Fonte: http://www.ematerce.ce.gov.br

MAIS FOTO DO MUSEU AQUI

Um comentário :

  1. CONVITE A BLOGUEIROS DE NOTÍCIAS

    Estou convidando todos os blogueiros para conhece uma rede de notícias onde estou unificando todos

    os blogs de notícias do país onde em pouco tempo será possível acompanhar notícias de todo o país em

    tempo real.

    REDE BRASIL AO VIVO Clique no link para conhecer http://bit.ly/15A9BRQ

    Tamos divulgando seu blog em nosso cistema nacional, caso queira retribuir coloque o nossos banner

    de divulgação em seu blog que se encontra no site com o códio abaixo. http://bit.ly/15A9BRQ


    Também sugiro que Conheça o gadget do BRASIL AO VIVO http://bit.ly/GXumOP

    Contato: portallasic@gmail.com

    Atenciosamente
    Lazaro Cardoso

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"