quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CÂMARA ITINERANTE NO CATOLÉ DA PISTA DEBATE COTIDIANO DO DISTRITO

20092013 - 0388Já passavam das 16h da sexta feira dia  quando o presidente da Câmara Niclézio Bezerra deu inicio , no dia 20 de setembro, a reunião do Itinerante do Catolé da Pista. A sede da associação do distrito é um prédio invejável, se comparado com outras sedes de associação, sem dúvida a mais bem estruturada, que nesse dia estava lotada. O que impressiona talvez nem seja a quantidade de pessoas mais o numero de lideranças, cerca de 14 presidentes de associação estavam presentes, 8 vereadores, 7 secretários, representantes da Associação da Juventude do Catolé da Pista (AJURC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vice-prefeito e o prefeito Municipal.

20092013 - 0411No começo a AJURC apresentou um vídeo produzido por duas professoras contando um pouco da história do distrito. Logo após o prefeito Expedito apresentou um slide com algumas das ações feitas no distrito e no município. Todos vereadores tiveram oportunidade de discursar, mas a fala do vereador Dinômedes acabou se destacando, enquanto saia em defesa da presidente Dilma, o vereador lembrou do colega Haroldo “… nesse momento eu sinto…” e a sua voz parou por dez segundos, enquanto o povo aplaudia para quebrar o silêncio, depois de respirar continuou, com a voz embargada e visivelmente emocionado “nesse momento eu sinto a falta do Haroldo, porque era um companheiro de luta, e essa falta não é só minha, mas de todos vereadores.”

Luiz Augusto, primeiro secretário, leu os requerimentos que foram propostos pelos nove vereadores de situação: paisagismo e arborização da praça do distrito; pavimentação do pátio da Escola José Martins da Costa; reforma do cemitério e mais um requerimento do vereador Dinômedes para criação de brinquedotecas nos distritos. Niclézio explicou, que deixou de fora as reinvindicação de quebra molas em alguns sítios, por não poder ser feito na zona rural pela prefeitura.

Expedito falou sobre a questão do cemitério, que não pode ser uma despesa do município. Resumidamente seria como se fosse repassado dinheiro para igreja. A solução que Expedito apresentou foi trabalhar os projetos dos cemitérios dos distritos de maneira comunitária, e se prontificou como cidadão a fazer uma contribuição.

20092013 - 0453A presidente da associação do Balão pediu que fosse tomado providencia ao sistema de abastecimento d’água da comunidade e Expedito se prontificou em acrescentar um poço profundo a mais para o Balão, além dos 25 poços anunciados pelo secretário Bismarck durante a reunião.

Temas do cotidiano do município também foram discutidos, uma moradora pediu que todos do distrito tivessem mais consciência sobre o fato de estarem queimando o lixo dentro da área povoada do Catolé. O técnico do Meio Ambiente, Edinardo leu trecho da lei que diz ser proibido a queima de lixo a céu aberto (Lei nº 12.305/2010). Outro ponto abordado foi a sobre a fiscalização nas estradas. Por causa da vigilância do transporte ilegal, moradores reclamam que não podem levar alguém para Acopiara sem que seja da 20092013 - 0462família. “Deixei de dar carona…pra quem precisa ir para Acopiara” disse um dos moradores. Em resposta Expedito disse que no dia 27 na sexta feira um representante do DETRAN estaria em Piquet Carneiro e seria possível conversar para tentar entender as medidas “absurdas”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hugo Carvalho reconheceu as conquistas, mas cobrou mais participação da população, que pouco participou da reunião. Ao final da reunião, que durou aproximadamente duas horas, o presidente Niclézio deu aos presidentes de associação uma placa com a galeria de vereadores e prefeito.

Confira a entrevista com o presidente da Câmara Niclézio sobre a Câmara Itinerante no Catolé da Pista

MAIS FOTOS AQUI

Por Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"