segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MENSTRUAÇÃO É PRINCIPAL DÚVIDA ENTRE ADOLESCENTES

DSC_0415Do dia 12 a 16 de agosto as escolas de Piquet Carneiro realizaram a Semana do Estudante. Não faltou palestras, gincanas, apresentações e desfiles. Acompanhei um desses momentos, na tarde do dia 15 na quinta feira, 4 profissionais foram convidadas para rodada de conversa com os alunos, tanto de manhã como de tarde, na Escola Marechal Castelo Branco. Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias com a enfermeira Patrícia Gomes, a psicóloga Jucileide Barbosa, a assistente social Rocileide Maciel e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Keilhiane Vieira.

Um olha para o lado e confere um musculo, como quem esta na academia. Uma adolescente recebe um bebê e continua assistindo a palestra. Enquanto outra, grávida, fica  observando ao longe como quem não quer ser julgada.  Quem também não se entrosa, mas observa tudo que acontece, são alguns que de longe parecem mais descolados. Nesse mesmo momento Keilhiane falava sobre os estatutos, contando um fato curioso sobre a aprovação do estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo ela o presidente Collor tinha uma reunião nos EUA e queria levar algo de concreto, provavelmente com relação a questão humanitária, e aprovou as pressas a lei que já circulava a um tempo no planalto.

O momento de mais surpresa foi quando se abriu a possiblidade de fazer perguntas, que haviam sido mandadas por bilhetes, aumentando assim a confidencialidade de quem perguntou. De mais ou menos 15 perguntas, umas 10 foram relacionadas a menstruação e todas, claramente, feitas por garotas, ou seriam mulheres? Enfim, não faltou perguntas sobre o atraso da menstruação, as famosas cólicas e o humor durante o período. A enfermeira Patrícia respondeu a maioria das perguntas, foi inevitável as risadas de nervosismo e vergonha dos adolescentes, mas todos pareciam mais atentos quando o assunto era sexual. Uma das perguntas se referia ao motivo pelo qual as mulheres são mais românticas que os homens. Jucileide respondeu dizendo que é uma questão cultural e hormonal. Eu diria que é só hormonal, com a intensidade certa uma mulher fica mais macho que muito homem, ou talvez seja verdade que Homens São de Marte e as Mulheres São de Vênus ( Titulo de famoso livro que fala sobre o tema).

DSC_0412DSC_0417

 

 

 

 

 

 

Confira o desfile no encerramento da semana na Escola Azarias Fernandes:

 

Por Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"