sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESTADO LAICO?

thumb-66560190722-papa-resizedO Papa viajou no avião da FAB. Uma fortuna está sendo gasta na realização da Jornada Mundial da Juventude e a mídia não está fazendo perguntas a essas questões. Se vivemos em um estado laico, deveríamos ter mais cuidado ao preferenciar certa religião. Claro que a JMJ trouxe muitos turistas, mas será que as políticas voltadas para igreja católica não tem um outro cunho? A possibilidade de se alinhar a massa católica do Brasil, por exemplo. Enquanto as igrejas evangélicas se satisfazem com concessões públicas de rádio pelo território nacional. Existe um silêncio estrondoso por cima desses temas. As mídias em geral e políticos tem medo de contestar o que a igreja faz, no medo absurdo de ser mal interpretado, ou pior, não ser eleito.Buda

Aquele que escreve esse humilde texto também. É certo que há quem vá ler e determinar categoricamente que sou contra a religião. Mas digo sem medo, a justiça social não é brincadeira. Quando jesus diz dai a Cesar o que é de Cesar, o sentido era de saber separar o dinheiro/material, do espiritual.

O que dizer do tratado feito em 2008 pelo Governo brasileiro com a Santa Sé. Que tratava do ensino religioso no Brasil, que está sendo contestada no Supremo Tribunal de Justiça.

Se vivemos em um estado laico, devemos sim tirar os crucifixos das repartições públicas. Devemos parar de usar o dinheiro público em símbolos de uma religião e pensar que podemos estar, de uma certa forma, ofendendo quem professa outra fé. OgAAALMDyZowMrPArBrUUm0p-LUzPlaqw9sFlVTr9HhZ1lmpAjhhtXgtqcV_XNgo1HLLrjA09k0CEcjHsPWHIFV7UHoAm1T1UPB9gcQe66hm26EkZgjzIfF-cUhE

Imagine um evangélico ou um católico entrando em uma repartição pública qualquer e dando de cara com Ogum ou um Buda. Certamente ficaria desconcertado. Lutar por justiça social é brigar pelo direito e o bem estar das minorias. Dentro da própria igreja tem muita gente que pensa de maneira igual, mas muitas vezes fica calado para não ser taxado de rebelde. E o mais tenebroso engraçado de tudo, é que se você parar para pensar um pouco, vai entender que Jesus, o mestre maior do cristianismo, provavelmente concordaria comigo.

Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"