terça-feira, 18 de junho de 2013

AS DIVERSAS FACES DAS MANIFESTAÇÕES

Vou tentar fazer um apanhado de videos e textos que podem nos fazer entender melhor as faces dos protestos. Está bem claro que não é mais por 0,20 centavos. Depois da brutalidade dos policiais na semana passada e da completa cegueira das grandes mídias, mais pessoas entraram nessa “briga”. Aqui vai algumas opiniões e depoimentos sobre os protestos.

No mundo da vlogosfera ou dos videologgers, ontem o dia foi de convocação veja o exemplo do Rafinha Bastos, PC Siqueira e Cauê Moura. Os três juntos já tinham mais de um milhão de acessos ontem a noite. Durante os movimentos, representantes do “Passe Livre” estavam no centro do Programa Roda imageViva, lá debateram exclusivamente a questão da mobilidade urbana. (Confira o vídeo do Primeiro Bloco do programa). Ponto alto do programa foi o fato de uma jornalista da TV Folha, Giuliana Vallone está com olho roxo de uma bala de borracha que à atingiu durante os protestos de quinta.

A repercussão das manifestações histórica 

Hoje pela manhã o tom das emissoras, tanto a Globo como a Record mudou completamente, um súbito apoio aos manifestantes eclodiu de declarações que a cada dez palavras diziam “pacificamente”. O observatório da impressa tem acompanhado as viradas da grande mídia brasileira e sua abordagem. (www.observatoriodaimprensa.com.br/  vale a pena ler alguns textos). Ouvi também a opinião do jornalista Kennedy Alencar que levantou uma bola muito importante nesse contesto. Kennedy diz em seu comentário que as reinvindicações são legitimas, mas repudiar a política continua sendo um problema, afinal é através dos partidos que se pode fazer mudança (confira o áudio logo abaixo do comentário. Parei para assistir a TV Câmara e lá já se votava uma lei, no caso na comissão de assuntos econômicos, para diminuir um imposto Federal e Estadual sobre as passagens. As manifestações assustaram os políticos que agiram de forma embaraçada, quatro capitais baixaram a tarifa. Eduardo Campos, Governador de Pernambuco anunciou uma diminuição de 0,10 centavos. Mas a verdade é que a grande maioria está querendo mais transparência nos gastos, mais respeito com o dinheiro público.

imageNo meio disso tudo o twitter da revista Veja foi hackeado. Outros vloggers postaram sua impressão sobre o acontecido, deixo como exemplo o do site jovemnerd.com. Enquanto assistia a Encontro com Fátima (acredite), a TV Câmara e as imagens da Record News me deparei com um evento oficial da presidência no canal do Governo Federal. a NBR.

Esperei a Dilma discursar sobre o tema em pauta da reunião, “Marco regulatório do setor de mineração”, na expectativa que ela falasse sobre as manifestações. Pois bem, gravei o vídeo da parte em que Dilma começa a falar sobre os manifestos, no momento desta postagem o vídeo já tinha sido compartilhado 44 vezes: Confiram logo abaixo

Nota do editor

Está claro a importância desse movimento para o Brasil, mas devemos pensar profundamente em qual vai ser o próximo passo. Vamos xingar todos políticos de corruptos e molhar a mão do guarda ou vamos demostrar que queremos políticos decentes, sendo nós decentes no dia a dia. Não vai ser só saindo na rua que vamos resolver os problemas, temos que participar das decisões que são tomadas de maneira mais ativa. O conselho que deixo, é que, se você tem vontade de ver o Brasil mudar se engaje em algo além. Se você odeia partidos políticos trabalhe em uma ONG, se lá tem corrupção denuncie. Se você achou que é mais honesto do que os políticos que aí estão, junte uma galera e filia-se a um partido, vá comendo pelas beradas até tirar os canalhas que existem por lá.

Não será tarefa fácil, mas podemos sim mudar o Brasil e transformar toda essa vontade em coisas positivas para nossa sociedade. Não podemos deixar o ódio nos consumir e esquecer o essencial que é trabalhar para que tudo melhore de fato, talvez daqui ha um tempo com ordem e progresso.

Por Denison F. Vieira

2 comentários :

  1. Parabéns ao Informe gerAção por prestar tão importante papel de esclarecimento a seus leitores.

    Sinto orgulho da minha geração por realizar tamanha revolução no nosso país.

    Amanhã haverá manifestação aqui em Fortaleza e estarei lá dando minha cara a tapa e dizendo o meu BASTA: Brasil, não quero mais conviver com essa corrupção. FORA CORRUPÇÃO. #VEMpraRUA

    ResponderExcluir
  2. Não é só isso, claro, mas acho válido dar algumas opiniões bem diferentes sobre as manifestações sem xingamentos sem noção. As pessoas que linquei querem o mesmo que nós, o melhor. Muito obrigado Cinésio.

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"