terça-feira, 28 de maio de 2013

PRÉ JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

Em torno das 9h da manhã deste domingo, dia 26 de maio de 2013, concentrados de frente à igreja matriz, foram os jovens de Piquet Carneiro recepcionar a CRUZ PEREGRINA, juntamente com a imagem de Nossa Senhora do Sorriso, dando-se, desta maneira, início à Pré-Jornada Diocesana da Juventude, aqui, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Desde fins de 2012, a CRUZ PEREGRINA e a IMAGEM DE MARIA têm percorrido o vasto território da Diocese de Iguatu.

Igual ao "Bom Semeador" descrito na "parábola evangélica" , uma equipe de MISSIONÁRIOS sai a semear a PALAVRA DE DEUS, preparando os jovens em vista da celebração da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, macro evento religioso que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho próximo, com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco.

A atitude, por parte dos jovens, de carregar a CRUZ, encontra sua razão de ser, dentre outros motivos, no que disse o Beato João Paulo II por ocasião da Páscoa de 1984: "Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo (ndr: Ano Santo da Redenção: 1983-1984), eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

Aliás, como é sabido, a ideia de se instituir a Jornada Mundial da Jiventude é do saudoso Papa João Paulo II.

O TEMA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013 É ESTE: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações"!(Mt 28:19)

Em geral, eis os "pontos centrais" do programa deste tempo de missão "com e para com" os JOVENS: catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, recreação.
Toda a Paróquia de Piquet Carneiro, dividida, como está, em regiões, é "alvo", nestes dias, da visita dos missionários.

Pe. Jaime, vigário local, e sua abalizada equipe de assessores, têm oferecido o máximo de si pelo bom êxito desta pré-jornada em Piquet Carneiro.]

No ensejo, relembro as Jornadas Mundiais da Juventude já celebradas, com base em informação coilhida da Wikipédia: 1986 - Roma, Itália 1986 - Roma, Itália 1987 - Buenos Aires, Argentina 1989 - Santiago de Compostela, Espanha 1991 - Częstochowa, Polônia 1993 - Denver, Estados Unidos 1995 - Manila, Filipinas 1997 - Paris, França 2000 - Roma, Itália 2002 - Toronto, Canadá 2005 - Colónia, Alemanha 2008 - Sydney, Austrália 2011 - Madrid, Espanha 2013 - Rio de Janeiro, Brasil
OBSERVAÇÃO: De 1986 a 2002, participação do Papa João Paulo II; de 2005 a 2011, participação do Papa Bento XVI. Neste ano, haverá a participação do Papa Francisco.

(Osmar Lucena Filho - da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Piquet Carneiro-Ce, na Diocese de Iguatu-Ce).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"