sábado, 25 de maio de 2013

Município realiza Conferências da Cidade e Meio Ambiente

920136_464950800247033_461694448_oNo dia 16 de maio, no CVT , a Prefeitura de Piquet Carneiro realizou a 1ª Conferência da Cidade. Depois das do Prefeito Expedito, o presidente da Câmara Niclézio Bezerra e do Secretário de Infraestrutura darem as boas vindas aos diversos segmentos que estavam sendo representados, alguns vídeos foram mostrados para plateia ter uma noção básica de qual seria o encaminhamento das atividades da Conferência. O evento foi organizado pela Secretaria de Infraestrutura. Os participantes se dividiram em quatro eixos:

1. Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade;

2. Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;

3. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano;

4. Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.

Os organizadores de cada eixo sugeriram que os participantes prestassem mais atenção na realidade local na hora de fazer suas propostas.

As propostas giraram em torno das obras de Infraestrutura do município. Alguns já começaram a projetar como Piquet Carneira vai ter de se desenvolver assim que a estrada que liga a Senador Pompeu estiver pronta. Uma das propostas foi a construção de outra via cortando a cidade, já que a rua Cícero Alencar é estreita para o fluxo que deve ocorrer de grandes veículos. Também foi proposto a construção de uma rodoviária. Outro tema abordado foi a legislação para desapropriação e novos loteamentos que estão sendo feitos sem a preservação de área pública.

 

Já no dia 22 a Secretaria de Meio Ambiente realizou a pela primeira vez sua conferência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura. O tema, que será discutido esse ano por todas as cidades até a conferencia nacional, Resíduos Sólidos.

966938_467578616650918_1156130750_oDepois dos Hinos, alunos apresentaram “João Sujeira e Maria Limpa Tudo” (confira vídeo da mesma apresentação que filmamos a dois anos atrás). O policial Ramos fez uma pequena palestra sobre seu trabalho com material reciclado, na sua maioria de brinquedos (foto ao lado). A secretária de Meio Ambiente, Vera Silva apresentou o projeto Cidade Limpa que já é referência no Estado e segunda a mesma, coletou mais de 100 toneladas no ano de 2012. Vera também agradeceu aos parceiros que ajudaram na campanha de sensibilização do projeto, Escolas e grupos de jovens. 

Depois das discussões nos grupos as propostas foram apresentadas a plenária. Na sua maioria as propostas tratavam do fortalecimento do processo de capitação dos resíduos sólidos. Expedito no começo da reunião chegou a afirmar que está sendo feito um trabalho com a região centro-sul de construção de um aterro sanitário no distrito de Pedra Branca, Minerolândia. O prefeito também comentou sobre as bolsas que são dadas aos agentes de limpeza, que são responsáveis pela coleta seletiva, variando de 150 e 200 reais dependendo da produção, com a venda do produto reciclável os agentes complementam sua renda.

980895_467578753317571_1896537380_o

 

FOTOS: CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

              CONFERENCIA DA CIDADE

Por Dênison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"