quarta-feira, 8 de maio de 2013

Expedito faz pronunciamento em sessão da Câmara Federal em Brasília sobre a seca no nordeste

“Aqui se falou muito, mas eu volto para o interior sem levar nada”

37046_272931579510639_232018326_nÍNTEGRA DO DISCURSO DO PREFEITO EXPEDITO NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA EM SESSÃO DA COMISSÃO GERAL QUE DISCUTIU A SECA DO NORDESTE
O SR. EXPEDITO JOSÉ DO NASCIMENTO - Boa tarde a todos. Inicialmente, gostaria de parabenizar o Presidente da Casa, de agradecer ao Dr. João, que abriu espaço para que tivéssemos esta oportunidade, e de abraçar o Deputado Chico Lopes, também do nosso Ceará.
Eu acho que depois de tudo que foi discutido aqui, posso dizer: toda a vez que o Prefeito, o Vereador e o Deputado descem à base eles têm o sentimento do que realmente está acontecendo.
Aqui se falou muito, mas eu volto para o interior sem levar nada, sem levar uma solução prática para os agricultores. Não tenho o que dizer para eles o que eu vim fazer aqui.
Eu gostaria que o Ministro Fernando Bezerra tivesse paciência — sei que S.Exa.tem seus compromissos — de nos ouvir. A água não é tão fácil. Os carros-pipas não estão aí como foi dito.
No Ceará, por exemplo, havia a estimativa de receber 13 milhões da Defesa Civil. Até agora só recebemos 3 milhões. A prestação de contas foi apresentada, segundo a Defesa Civil, no dia 25 de fevereiro.
Eu trouxe aqui alguns documentos. Hoje, nós temos o endividamento rural como a maior questão que assola nosso meio. Temos que encontrar solução. Não tem que pensar só que existe produtor "pronafiano". O produtor do Nordeste é um único produtor, é o produtor pequeno, é o médio, é o mínimo, é um produtor só. Temos que começar a discutir essas regras. Temos que começar a pensar urgentemente em ver essas questões judiciárias, que estão cobrando e que estão levando os nossos agricultores ao sufoco. Temos que melhorar o repasse dos recursos dos Municípios, que está diminuindo dia a dia. E nós não temos muito o que fazer.
E aqui eu trouxe, para entregar nas mãos do Presidente, um documento da nossa Associação, que foi entregue na mão da Presidenta da República. Temos também um documento assinado por todos os Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste, que diz que a nossa água está com 65% de poluição, estamos em condições subumanas, sem condições de levar água para o nosso povo beber e para os nossos animais.
Eu acho que chegou o momento de se pensar, eu sei que aqui é a Casa das discussões, aqui é a Casa das soluções, e nós esperamos, mesmo voltando hoje para o Ceará, sem a esperança de que tudo vai ser resolvido, que esta Casa encontre soluções rápidas e urgentes, porque o Nordeste não pode mais esperar.
Obrigado. Boa tarde. (Palmas.)

942780_272932889510508_1733122097_n

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREEITURA MUNICIPAL DE PIQUET CARNEIRO
Por:
Laércio Vitoriano

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"