quarta-feira, 27 de março de 2013

SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DA ABOLIÇÃO A PERSONILIDADES CEARENSES

O Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, realizou, na noite desta segunda-feira (25), a festa da entrega da Medalha da Abolição, a mais alta comenda outorgada pelo Governo, este ano concedida a quatro personalidades de destaque no Ceará: os empresários Yolanda Vidal Queiroz e Francisco Ivens de Sá Dias Branco, à jornalista Maria Adísia Barros de Sá e ao artista Francisco Anysio de Oliveira Paulo Filho (in memoriam), representado pela viúva Malga di Paula.

481948_255477817922682_1577669170_nA concessão da Medalha da Abolição aconteceu no aniversário de 129 anos da libertação dos escravos no Estado do Ceará, quatro anos antes da Lei Áurea de 1888. O Ceará foi a primeira província a abolir o sistema escravista em seu território, tendo notadamente iniciado em Redenção. Os quatro agraciados de 2013 receberam das mãos do governador Cid Gomes as medalhas e os diplomas referentes às comendas.

Na ocasião, o Governador fez um comparativo entre as diferentes formas de libertação, do passado e do presente no Estado do Ceará. ”Hoje, não há mais escravos para libertar ou então as senzalas mudaram de endereço. É que persistem as desigualdades e outras mazelas que tramam contra a nossa liberdade, o nosso desejo e direito de vivermos numa sociedade mais próspera, feliz e solidária”, disse Cid Gomes. “A medalha da Abolição vem distinguir aqueles que, nos dias atuais, agem com a mesma coragem e o mesmo ímpeto precursor que inspiravam os abolicionistas no século XIX”, completou.

Na oportunidade, o prefeito Expedito que ocupa o cargo de vice presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), representou a entidade.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"