domingo, 3 de março de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA EM CLIMA TENSO NESTA SEXTA

DSCF1012Na plateia uns 15 Agentes de Saúde e na plenária os 11 vereadores. Esse era o cenário no começo da reunião na Câmara realizada na sexta de manhã (dia 1º Março) . Os agentes de saúde, sendo representados por José Rodrigues, presidente da Associação dos Agentes, reivindicou o aumento nos benefícios a classe. José Rodrigues, um pouco alterado pelo nervosismo e aparente raiva, ainda criticou o Governo Federal e o Estadual ao se pronunciar sobre a situação da classe dos Agentes de Saúde, dizendo que companheiras do mesmo não foram respeitadas em encontros em Brasília e em Fortaleza.

Aproveitando a oportunidade da fala o representante dos agentes ainda falou sobre a situação da seca e fez duras criticas as autoridades. Voltando ao tema da classe, admitiu que já tinha sido um avanço transformar os 25% de repasse para o salários dos mesmo, (do dinheiro que vem para sustentar o programa) em lei, mesmo achando pouco, e reclamou da falta de comunicação com a classe que não sabia da votação da matéria (matéria votada em 2 de fevereiro).

DSCF1015Pouco tempo depois, o presidente da Câmara Niclézio Bezerra, concedeu a palavra ao sub-secretário Agricultura Familiar Pedro Alcântara , que falou sobre a situação da seca no Município. Pedro garantiu que todos esforços estão sendo feitos e que não está sendo fácil lidar com a burocracia em um tempo desses e falou da dificuldade em certas localidades onde não estão tendo colaboração por parte dos moradores. "A população tem que se conscientizar... tem gente negando água aos vizinhos" disse Pedro.

Outro tema abordado durante a reunião entre os vereadores foi as últimas decisões da Polícia Militar e do Detran em começar a fiscalizar em Piquet Carneiro a questão do uso obrigatório de capacete (já é possível ver na rua parte da população usando o capacete). O vereador Mosquito disse que ha um certo exagero da parte das autoridades de cobrar o DSCF1024uso dentro da cidade, principalmente no momento como esse de seca, já que muitos são agricultores rurais. Os vereadores Dinômedes, Haroldo e Bismarck disseram que está acontecendo em toda região essa mudança. Dinômedes ainda sugeriu chamar para próxima reunião o Major Adrianísio, responsável pela polícia militar na região, para poder esclarecer a situação. O presidente Niclézio sugeriu uma audiência pública, a ser realizada em outro local para que a participação popular seja possível. Os demais vereadores acataram a ideia, mas não foi definido uma data para o evento.

Foram votados 2 matérias enviadas pelo prefeito, uma que tratava da adequação dos cargos comissionados e outra sobre a elevação do cargo de Chefe de Gabinete a Secretário Municipal. Ainda foi votado 3 requerimentos do vereador Choco Macambira, tratando do Esgoto no bairro Piquezinho e pedindo a construção de poços profundos. Todos aprovados por unanimidade.

Depois de alguns vereadores dizerem que a questão da seca só poderia ser resolvida totalmente com ajuda de Deus, enviando chuvas. A vereadora Aurora convidou a todos a terminar a reunião com a reza do Pai Nosso, que foi emendada com uma Ave Maria.

DSCF1020

Quem segue o twitter (twitter.com/informegeracao) ou facebook (facebook.com/informegeracao) do gerAção pode acompanhar em tempo real o que acontecia durante a reunião.

Por Denison F. VIeira

3 comentários :

  1. Reunião com assuntos muito importantes, mais não concordei com a opinião do vereados Mosquito. O uso de capacete é muito importante para a segurança de motoqueiro, não é só porque é uma cidade pequena que não devemos usar esse meio de segurança. Não só apoio completamente o uso de capacete como eu acho que já deveria ter sinalizações nas ruas da cidade de Piquet Carneiro. Não entendi pq o vereador Mosquito misturou a questão de segurança no transito com a seca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o texto não ficou claro, mas segundo o vereador seria mais uma despesa para o agricultor.

      Excluir
  2. Toda e qualquer medida preventiva é bem-vinda. O uso de capacete e o respeito à sinalização, aliados às novas lombadas, certamente evitarão muitos acidentes. Parabéns às nossas autoridades!

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"