quarta-feira, 13 de março de 2013

Piquet Carneiro de capacete

capacete-mascaraNunca foi permitido andar sem capacete. A resolução vem a seguir:

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe
confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,
Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Transito Brasileiro,

Resolve: Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.
§ 1º O capacete tem de estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
§ 2º O capacete tem de estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado.

482131_440350919373688_206215652_nMas em Piquet Carneiro a situação ainda não havia se regularizado. Tudo mudou no dia 11 de março, quando a Polícia Militar passou a cobrar o uso obrigatório de capacete. A medida já tinha sido adiada para a adaptação da população. Alguns dias antes já havia o processo de procura por motos com Busca e Apreensão. Na segunda-feira dia 11 Piquet Carneiro estava de capacete, a adesão foi em massa com a exceção de alguns desavisados ou rebeldes.

Um dia depois da revolução o Major Adrianísio esteve na radio Tempo para responder a perguntas dos ouvintes. O Major teve de ouvir algumas pérolas, como um ouvinte que perguntou se devia usar capacete a noite, mas com muita tranquilidade e firmeza o Major respondeu  a todas as perguntas e deixou claro qual seria o foco na atuação da Polícia Militar. O uso do capacete e motos sem placa parecem ser o centro das preocupações da Polícia nesse primeiro momento.

Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"