segunda-feira, 18 de março de 2013

Em Piquet Carneiro agricultores recorrem ao ecoturismo

A Prefeitura deste Município e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) acabam de criar uma parceria diferente entre técnicos de campo e trabalhadores rurais. Apostando no ecoturismo como fonte econômica para manutenção do homem no campo, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta e o prefeito da pequena cidade desmembrada de Senador Pompeu, Expedito José do Nascimento, resolveram unir forças no novo modelo de assistência rural.

Técnicos da Ematerce vão às comunidades rurais para explicar a proposta do projeto, que é gerar emprego e renda com nova atividade econômica FOTO: CRISANTO TEIXEIRA

A equipe do núcleo de Turismo Rural da Ematerce Sertão Central já está elaborando um projeto para viabilização da sustentabilidade dos agricultores através do turismo ecológico, aproveitando o potencial existente naquele Município do Sertão Central.

Segundo o presidente da Ematerce, a ideia surgiu a partir da preocupação do gestor municipal de Piquet Carneiro com a falta de emprego no setor rural, principalmente por conta de estar sofrendo com a seca inclemente, no Nordeste brasileiro. Antenados com a perspectiva de remodelar o conceito de desenvolvimento rural sustentável, o prefeito e ele resolveram buscar alternativas viáveis. Dentre as primeiras metas estão a construção e manutenção de trilhas de ecoturismo, fortalecendo a educação ambiental. Mas primeiro será necessário realizar o mapeamento das potencialidades do Município. A página virtual da prefeitura ainda está sendo complementada. Em breve, atrações e informações estarão disponíveis no link Turismo.

O prefeito também vê a proposta como chance de atração de investimentos através de parcerias públicas e privadas, para implantação de equipamentos, que tragam o turista para conhecer os atrativos do setor rural.

Interesse dos investidores
Entre esses atrativos estão as antigas fazendas de criar gado, a biodiversidade da região, composta por serra e sertão, além de contar com um grande potencial para o turismo de aventura, com escaladas e caminhadas por trilhas em matas nativas, cavalgadas, motocross, voo livre e parapente. Considerado relativamente novo, o Município emancipado de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957, ainda falta ser explorado, acrescenta Expedito do Nascimento.
Sobre a parceria, o prefeito Expedito do Nascimento contou estar confiante. Ele disse possuir pessoal capacitado. Estão atuando no setor rural cearense. "Minha maior preocupação é gerar emprego para manter o homem no campo; temos trabalhado para fortalecer as ações com oferta de infraestrutura básica, que junto ao emprego vai assegurar uma vida melhor para os conterrâneos", acrescentou.

Atitude é elogiada
O presidente da Ematerce elogiou a habilidade da gestão municipal, ao antevê a possibilidade de gerar emprego e renda no setor rural.
Na avaliação dele, se todos os gestores públicos tivessem essa visão, de dar condições ao homem, de sobreviver no seu torrão natal, certamente não haveria tanta desigualdade neste País, provocada pelo êxodo rural, com maior ênfase quando ocorre as grandes secas.

Nova empreitada
Entre os primeiros passos efetivamente dados dessa parceria, foi realizada uma caminhada na zona rural de Piquet Carneiro. Em seguida, técnicos do escritório regional da Ematerce, no Sertão Central, apresentaram palestra com a participação de secretários municipais, técnicos, agricultores e nativos, residentes no perímetro onde se pretende aplicar o projeto de ecoturismo.
Os técnicos do setor do turismo rural e agricultura familiar da Ematerce, Paulo Moreira, Fernanda Maria Farias de Aquino, Francisca Lúcia Ferreira de Sousa e Elisa Sales Paulino, enfocaram a preservação e a convivência com o meio ambiente e o estímulo a encontrar alternativas de sobrevivência do homem no campo, desestimulando, dessa forma, o êxodo rural.
Aproximadamente 60 agricultores familiares participaram das atividades de educação rural e recreação.

Replicar a ideia
Conforme José Maria Pimenta, o projeto de turismo rural deverá contar com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Meio Ambiente. Os municípios interessados poderão solicitar e agendar visita da equipe do Núcleo de Turismo Rural e Agricultura Familiar da Ematerce em sua região. Quem preferir pode ir aos escritórios Empresa de Assistência Rural espalhados pelo Interior ou manter contato com a sede do órgão em Fortaleza.

Além dos prefeitos, secretários municipais e representantes de associações comunitárias podem se inscrever. Confiante no sucesso desse tipo de incremento econômico, a Ematerce pretende multiplicar o modelo em todas as regiões do Estado, acrescentou o presidente.

Mais informações
Escritório Regional da Ematerce de Quixeramobim. Rua Rafael Pordeus n º 346. (88) 3441.4914. Prefeitura de Piquet Carneiro Praça Mariano Aires, S/N. (88) 3516.1800

ALEX PIMENTEL
Fonte: diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"