terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Piquet Carneiro mais 13 cidade ainda não registraram chuva

As chuvas de pré-estação que atingem o Ceará desde novembro e se intensificaram na última semana não foram registradas em 14 cidades no Interior, segundo boletim mensal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os postos da Fundação em Cruz, Moraújo, Apuiarés, Uruburetama, Chorozinho, Jaguaretama, Jaguaribara, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole não captaram a incidência de chuvas desde o dia 1 de janeiro até o dia 26.

Sem-chuva-em-2013A dona de mercantil em Senador Pompeu, Selma da Silva, afirma que a situação na cidade se complica, porque já não há chuvas regulares desde 2011. “Já estamos em janeiro e até agora nada (de chuva)”, reclama. De acordo com ela, nem a famosa chuva do caju decidiu aparecer no período anterior à quadra.

Para o recepcionista Erian Gomes da Silva, que trabalha no hospital de Piquet Carneiro, as opiniões se dividem: a aposta num bom inverno fica na dependência da fé de cada um, mas a conclusão geral é de que, em fevereiro, pelo menos, não deve vir chuva. Talvez em março, segundo ele.

Postos

Em Uruburetama, mesmo a listagem dando conta da falta de chuvas, a atendente de farmácia Rociclea Ávila contesta. Diz que houve quatro precipitações no mês, ainda que não tenham sido “fortes, mas razoáveis”. Sábado, 20, foi uma delas. Neblinou durante o dia e choveu à noite.

Essa incompatibilidade se deve à distribuição dos postos de coleta da Fundação. Como as chuvas não caem equitativamente em todo o Município, o lugar onde está instalado o posto pode não receber água.

Cruz, Apuiarés, Moraújo, Jaguaretama, Jaguaribara, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole são casos em que há apenas um posto de coleta em cada uma.

Previsões

A Funceme aposta que há 45% de probabilidade de que as chuvas de fevereiro a abril deste ano fiquem abaixo da média histórica do Ceará, conforme  O JORNAL O POVO publicou na edição do último sábado. A tendência é que a baixa incidência de chuvas intensifique a situação de seca por que passa quase a totalidade das cidades cearenses. Muitas estão em emergência.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"