sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Escola Mal. Castelo Branco trabalhou, durante todo o ano letivo, temas relacionados à cultura afro-brasileira, conforme a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

577903No entanto, intensificou suas ações, a partir do mês de outubro, culminando com a comemoração do Dia da Consciência Negra, realizada em 30 de novembro, com o objetivo de proporcionar novos saberes sobre a trajetória de nossos irmãos negros, aqui no Brasil, de modo a promover o sentimento de irmandade e denunciar o racismo ainda vigente.

A comemoração supracitada contou com declamações de poemas , apresentação dos principais orixás, história das leis abolicionistas no Brasil, bem como a luta de Zumbi pela libertação de seus irmãos no Quilombo dos Palmares. Houve apresentação de capoeira e maculaê, além de uma palestra com o Pe. Anastácio, que fez um resgate da trajetória do negro, na África, na Europa e no Brasil. No final, aconteceu o desfile para a eleição da mais bela negra 2012 da escola.

578004O referido Projeto foi conduzido pelo professor do PCA das Ciências Humanas, Antônio Firmino de Sousa, e teve um caráter interdisciplinar, contando com a colaboração efetiva dos professores: Paulo Roberto, Demóstenes, Osmar Filho, Danilo, Cleide e Jarlene, bem como dos professores da sala de multimeios: Nivanda e Ângela Oliveira.

Os mesmos expressam alegria e satisfação em poder proporcionar tamanha reflexão em torno da necessidade de um novo olhar para esse povo tão discriminado e de ver tantos talentos serem revelados pelos estudantes desta escola.

Fotos: Osmar Filho e texto: Antônio Firmino

Mais fotos no perfil de Osamar Filho no facebook

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"