terça-feira, 13 de novembro de 2012

Piqueense participa de apresentação dos Territórios Digitais ao Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica

2b_casadigital

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário apresentou nesta terça-feira (6), o Projeto Territórios Digitais | Casa Digital do Campo, que foi inscrito na categoria Inclusão Digital da edição 2012 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica.

O projeto foi apresentado pela coordenadora estadual, Sandra Bandeira, que destacou o histórico das ações desenvolvidas até hoje, principalmente no que diz respeito à inclusão digital dos agricultores familiares, através da Casa Digital do Campo. O local é um espaço público, gratuito e de gestão comunitária que tem a inclusão digital como ferramenta na busca do desenvolvimento para superar as dificuldades de permanecer no meio rural.

Para Sandra Bandeira, o principal diferencial é a capacitação dos membros das comunidades rurais, permitindo que eles sejam gestores de um espaço e que possam passar os seus conhecimentos para outros locais. “O indicador maior que nós temos é o direito à informação e à educação, que o 'Territórios Digitais' garante a quem participa”, afirmou.

Durante a apresentação, o instrutor da Casa Digital do Campo do município de Piquet Carneiro, Renne Silva, confirmou o sucesso do projeto junto ao meio rural. “Foi através da Casa Digital que tive acesso à faculdade e isso mudou muito a minha vida, porque eu estou ajudando aos que vem depois de mim. Hoje a minha comunidade aprendeu a superar dificuldades”, afirmou.

O Ceará conta com 88 Casas Digitais implantadas e foram distribuídos 968 computadores nas comunidades rurais. O projeto realizou 176 cursos e capacitou mais de 3.500 moradores do campo, possibilitando que mais de 70 mil agricultores tenham acesso à noções de informática básica e gestão compartilhada. É uma ação da SDA em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

O Prêmio

O Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica está em sua sétima edição. É promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e tem como objetivo fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos advindos da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública.

Fonte: http://www.sda.ce.gov.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"