quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Primeira pesquisa do 2º turno das Eleições Municipais coloca Elmano na frente em Fortaleza

1810pesquisa

A 10 dias da votação, a primeira pesquisa sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza mostra confronto tecnicamente empatado. Consulta realizada pelo Datafolha e contratada pelo POVO mostra Elmano de Freitas (PT) com 42% das intenções de voto, contra 37% de Roberto Cláudio (PSB). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto considera que eles estão tecnicamente empatados.

O percentual de eleitores fortalezenses que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos é de 11%. Na apuração do primeiro turno, brancos e nulos somaram 7,6%. Já os que ainda se declaram indecisos são 9%, segundo o Datafolha.
Considerados apenas os votos válidos – forma oficial de divulgação do resultado pela Justiça Eleitoral – Elmano tem 53%, contra 47% de Roberto Cláudio. Nesse cálculo, são excluídos justamente os eleitores que declaram votar em branco, nulo, em nenhum dos candidatos e, também, os indecisos.

Rejeição

Entre aqueles que não votam em Elmano, 38% afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum, enquanto 11% admitem a possibilidade de aderir à candidatura petista. Já entre os que não votam em Roberto Cláudio, somam 41% os que não votariam nele de forma alguma. Outros 15% afirmam que podem vir a votar no candidato do PSB.

A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada terçafeira e ontem. Captou, dessa forma, os cinco primeiros dias do Horário Eleitoral de rádio e televisão dos candidatos neste segundo turno, no ar desde o último sábado. O levantamento foi feito ainda após as declarações de apoio realizadas por PDT, PPS e PCdoB ao candidato do PSB. Também cap-tou o efeito da declaração de neutralidade de Psol, PSDB, PSTU e do candidato Heitor Férrer (PDT). Parte dos questionários foi aplicada ainda após a declaração de apoio a Roberto Cláudio feita por Moroni Torgan (DEM) e pelo PPL.
O Datafolha ouviu 1.281 eleitores de Fortaleza. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se forem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia usada, em 95 deles os resultados estarão dentro da margem de erro prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRECE) com o número CE-00180/2012.

Fonte: http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"