terça-feira, 2 de outubro de 2012

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. FRANCISCO NAIRTON SILVA, CSSR

DSCF6740Em torno das 18h  - à Hora do Angelus Domini! –   do dia 15 de setembro de 2012, um sábado,  a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Piquet Carneiro,  contemplava, em sua história de mais de 60 anos, a ordenação presbiteral de mais um filho seu:   o diácono Francisco Nairton de Souza Alves  , da Congregação dos Padres Redentoristas.  

"Vindos de todos os cantos", como diz a canção do Zé Vicente, "para louvar ao Senhor", por mais um irmão que “sobe ao Altar de Deus” -  a fim de presidir, agindo “ in persona Christi “ , a celebração dos Augustos Mistérios -  já era notória, desde cedo, a movimentação dos fiéis, em torno da igreja do Sagrado Coração de Jesus, a matriz paroquial de Piquet Carneiro.

Gigantescos estandartes , tendo neles estampada a imagem de Maria, entre outras, ornavam o ambiente,  além de faixas  com dizeres de parabéns e de felicitações ao neo-sacerdote.

622770Bem expressiva a participação dos grupos de pastoral e outros movimentos religiosos que atuam na Paróquia de Piquet Carneiro, destacando-se, no meio destes, as Comunidades Eclesiais de Base – CEBS, tão caras ao coração do jovem  presbítero, Pe. Nairton, CSsR.

Em lugar de destaque, junto do altar-palanque,  as presenças honrosas de Sua Excelência, o senhor Prefeito do Município de Piquet Carneiro ,  cidadão Expedito José do Nascimento , e de sua digníssima consorte,   Sra. Maria das Graças Martins Nascimento, os quais, como católicos, que são, participaram, religiosa e atentamente, do longo rito litúrgico, que se prolongou por quase três horas.

O belo  e pomposo  cerimonial,   cuja presidência,  por convite do ordenando,  coube ao Bispo Diocesano de Pesqueira-PE,  Dom José Luiz Salles, CSsR, anteriormente bispo auxiliar de Fortaleza,  contou com a participação de Dom José Mauro Ramalho, bispo emérito de Iguatu, incumbido este, por seu turno, de representar o titular da nossa Diocese, Dom João José, OCarm. , no ato religioso em tela.

Encaminhando-se para o local da cerimônia, a solene procissão  deslocou-se da residência paroquial,  sob os acordes da  “Marcha Triunfal da Igreja”, até  atingir o adro da matriz.

Os atos seguidos no decorrer de uma ordenação sacerdotal emprestam ao cerimonial um brilho de singular magnitude : toda a assembleia se sente  ali tocada pela emoção, dada a sublimidade das palavras contidas no Ritual das Ordenações. Depois, os gestos: como são eloquentes! No entanto,   parece que , um deles, quer  chamar, ainda mais, sobre si, a atenção  dos participantes, e,  por certo,  do ordenando:  o momento em que o candidato se prostra,  em sinal de despojamento e  de total abandono nas mãos de Deus, enquanto a “Schola Cantorum”  entoa a ladainha de todos os santos.  Em seguida, outro instante inesquecível: a imposição das mãos do bispo (gesto que remonta à era dos Apostolos!)  e a “Oração Consecratória” ,  o ponto alto da cerimônia.

A ordenação do “nosso” Pe. Nairton, CSsR,  aconteceu à luz de um forte momento de comunhão eclesial para os filhos espirituais  de Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1789): as comemorações relacionadas ao Jubileu de Ouro (50 anos!) de  instalação da vice-província Redentorista de Fortaleza.

534404_366487526760028_1002064642_nNo final da missa, usaram da palavra: Pe. Jaime, administrador paroquial de Piquet Carneiro, agradecendo aos seus paroquianos os esforços empreendidos para o bom êxito do grande evento religioso; Dom José Mauro, bispo emérito de Iguatu (congratulando-se com o novo padre, falou também em nome de Dom João Costa, bispo de Iguatu); Dom José Luiz, CSsS, o bispo ordenante, confrade de Pe. Nairton , e obviamente, o próprio Pe. Nairton, agradecendo a todas as pessoas e categorias envolvidas no conjunto de ações daquele histórico 15 de setembro.

No dia 16, o já Padre Nairton, celebrou sua primeira missa no sítio Travessão, sua terra natal.

(Colaboração de Osmar Filho)

Mais fotos da ordenação e da primeira missa no facebook do gerAção

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"