quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DOM MAURO VAI A ROMA PARTICIPAR DA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 50 ANOS DE ABERTURA DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II (1962 - 11 DE OUTUBRO - 2012)

Dentro de mais alguns dias, Dom José Mauro, bispo emérito de Iguatu, cruzará o Atlântico,   indo desembarcar na Cidade Eterna  (Roma) , onde se encontrará, no Vaticano,  com o Sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI.

É óbvio que, tendo governado a Diocese de Iguatu por um longo período, cronologicamente compreendido entre 4 de fevereiro de 1962 e  26 de julho de 2000, Dom Mauro  realizou esta "travessia" diversas vezes já, em cumprimento, por exemplo, da tradicional  "Visita Ad Limina Apostolorum". Em tais ocasiões, coube-lhe, por prescrição canonica, entrevistar-se, em audiências de caráter particular, com os papas Paulo VI (1963-1978) e João Paulo II (1978-2005).

Ei-lo, agora,  afivelando as malas, para mais um encontro com o Vigário de Cristo na Terra.
Esta viagem reveste-se de um significado  muito especial, não só para Dom Mauro, mas também para a família diocesana de Iguatu, tendo em vista o  macro  contexto histórico em que ela é realizada:  no quadro  das comemorações atinentes ao Jubileu de Ouro de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, evento eclesial ocorrido no dia 11 de outubro de 1962, de que Dom Mauro, como o sabemos, teve a graça de participar, convocado , que foi, pelo Papa João XXIII.

Bento XVI teve, assim,  uma feliz e abençoada iniciativa, qual seja a de convidar os bispos de todo o orbe que, há 50 anos, foram testemunhas oculares do magno acontecimento para a vida da Igreja, que foi, e continua sendo, o Concílio.

Expressamos  a Dom Mauro, que viajará  acompanhado de nosso bispo diocesano, Dom João Costa, bom êxito em mais esta jornada missionária,  enquanto ficamos na expectativa de seu próximo editorial, em que nos dará notícia de sua participação na solenidade a que aludimos.

Por: Osmar Filho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"