domingo, 5 de agosto de 2012

AÇUDE SÃO JOSÉ ESTÁ COM 59,60% DE SUA CAPACIDADE

S5034681De acordo com as informações divulgadas ontem (01/08), pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), o açude São José II, maior reservatório hídrico de Piquet Carneiro, encontra-se com 59,60% de sua capacidade, ou seja, 17.364.186 metros cúbicos de água. O suficiente para garantir o abastecimento d’água no município por um bom período de tempo.

Inaugurado em 1992, pelo Governo do Ceará, o açude São José II integra a Sub-Bacia Hidrográfica do Banabuiú. Tem capacidade para 29.140.000 metros cúbicos de água, o que o coloca como um dos maiores reservatórios da região Sertão Central do Estado. Suas águas perenizam o riacho São Gonçalo em uma extensão de 14 km, possibilitando a prática da irrigação e a dessedentação de animais. Possui boa capacidade de recarga, fato que contribui para a manutenção do seu volume de água.

Em 2001, foi registrado o seu pior ano em termos de acumulação hídrica, isto é, o volume atingiu menos de 10% de sua capacidade. Mesmo assim serviu para abastecer inúmeras comunidades do município durante o período de estiagem.

O valor do açude São José II para Piquet Carneiro, é imensurável. Nenhum reservatório tem tanta importância para a população, já que é a principal fonte hídrica para o abastecimento do município.

Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Piquet Carneiro é uma cidade privilegiada no que diz respeito à quantidade e qualidade da água que a abastece. Porém, a falta de cuidados pode comprometer a qualidade da água e causar escassez, destaca. Defende maior conscientização da população como forma de combater o desperdício, a poluição e a contaminação das águas.

TEXTO: NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA

Fonte: http://meioambientepiquet.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"