quarta-feira, 18 de julho de 2012

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PE. JAIME, NOSSO VIGÁRIO

sam_1635Com as arquibancadas repletas de fiéis, além do espaço da quadra ocupado por outra multidão,  transcorreu, ontem,  quinta-feira, dia 17 de julho, a Santa Missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Revmo. Sr. Pe. Bonfim Jaime de Matos, atual vigário de Piquet Carneiro.

Sua Excelência o Sr. Prefeito do Município, Expedito José do Nascimento, em decorrência de compromissos urgentes, e, como tais, inadiáveis, não podendo, outrossim, fazer-se presente ao religioso ato, fez-se nele representar,  pela Sra. Maria das Graças Martins do Nascimento, dd. primeira dama do município.

Foi uma missa bem organizada em todo o seu conjunto de atos, de ritos: desde a escolha dos cânticos (com tema voltado para a vocação sacerdotal), passando pela boa atuação do ministério de cânticos,  até chegar-se  às homenagens prestadas, pelos diversos grupos de pastoral, que atuam em nossa comunidade de fé, ao pastor aniversariante.

Ao evangelho, falou o Pe. Anastácio Ferreira de Oliveira, nosso conterrâneo,  o qual, por incumbência do anfitrião, Pe. Jaime,  proferiu um belo e oportuno "sermão gratulatório".

No final da missa, a palavra do homenageado. Viu-se e ouviu-se, ali, um padre Jaime bastante emocionado,  que repassou aos presentes as principais etapas de sua vida, a contar do seu nascimento até o instante em que, ouvindo  a  "voz do Senhor" ,  chamando-o à vida sacerdotal, resolveu entregar-se, sem reservas, à pregação do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

À semelhança da vida dos primeiros cristãos, quando "tudo era posto em comum"   os participantes da missa poderam degustar dos salgados e, ainda,  saborear o delicioso bolo,  preparado, por mãos especiais no assunto, para a festiva  ocasião.

Os integrantes da orquestra municipal, regidos pela batuta do maestro Jonas, executaram belíssimas peças musicais.

Nosso vigário - o 24º de uma série de ministros sagrados, iniciada em 15 de fevereiro de 1948, com a tomada de posse do Pe. Antônio Freire - é natural de Várzea da Conceição,  distrito de Cedro-CE, tendo nascido em 17 de julho de 1965.

sam_1639No longo de sua formação superior, em vista do sacerdócio, Pe. Jaime foi aluno do célebre, e três vezes já centenário, Seminário de Olinda-PE, instituição que se ergue, privilegiadamente, no alto de uma das mais belas colinas da cidade fundada por Duarte da Coelho, em pleno  XVI. O autor deste artigo já lá esteve algumas vezes!

Em 29 de agosto de 1996, pela "Oração Consecratória"  e imposição das mãos episcopais de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, primeiro bispo diocesano de Iguatu, o então diácono Bonfim Jaime é ordenado,para sempre, sacerdote do Altíssimo, na linhagem do Rei de Salém, o bíblico Melquisedeque (cf. Hebreus 7:1-17) .

Em 3 de janeiro de 2010, Pe. Jaime inicia seu ministério pastoral em Piquet Carneiro, sucedendo, assim, ao Pe. José Batista da Silva. A cerimônia de posse teve, como presidente, Sua Excia. Revma. Dom Frei João José da Costa, da Ordem do Carmelo, bispo diocesano de Iguatu.

Cada sacerdote, que passa numa comunidade eclesial, permanece, de uma maneira ou doutra,   na lembrança dos fiéis,  dos quais foi guia espiritual,  em razão, sobretudo, é bem verdade, do que foi possível aí, nessa mesma comunidade, realizar.

Seguindo esta linha de raciocínio, se o Pe. Freire (1948-55) é lembrado por ter ampliado a primitiva capela, datada de 1925,  transformando-a, entre 1948-51,  em uma bela  igreja matriz; se o Pe. Alberto Oliveira (1955-59) é recordado  por ter sido o  "construtor da torre  e do antigo altar-mor" ; e, ainda,  se o Pe. Teixeira (1959-66) - isto para citarmos "apenas"  os três primeiros arautos do evangelho em terras piquet carneirenses - é, por sua vez, lembrado por ter " mosaicado a nave e parte da primitiva sacristia" ...  assim o Pe. Jaime ja tem assegurado o seu lugar na História de nossa Paróquia, por ser o padre que, ousada e destemidamente, resolveu "ampliar" a igreja matriz do SC de Jesus, num ano, diga-se de passagem, notadamente difícil, como este 2012, haja vista a ocorrência da grande estiagem.

Será  - já o é! - também evocado por ser o padre das "multidões", dos  "arrastões" da fé, dos momentos fortes de louvor e de espiritualidade; é ele o sacerdote da comunicação fácil  com as massas,  quer seja pelas ondas do rádio, quer seja no atendimento individual a quem o procura, lá na casa paroquial,  necessitado da palavra amiga e orientadora  do pastor, que ele é.

Parabéns Pe. Jaime! Ad multos annos!

Um texto produzido por Osmar Lucena Filho – da Pastoral da Comunicação (PASCOM) local, e da Assessoria de Comunicação do Governo do Município

Mais foto aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"