quarta-feira, 18 de julho de 2012

BIOGRAFIAS DAS PERSONALIDADES ÀS QUAIS SERÁ CONCEDIDO O TÍTULO DE CIDADANIA – PARTE 1

banner informe geracao

DADOS COLIGIDOS PELO PROF. OSMAR LUCENA FILHO

1 - DR. GEORGE GOMES DE ALBUQUERQUE (MÉDICO)

Natural de Boa Vista, Roraima, tendo nascido em 6 de agosto de 1976, é filho de Geraldo Gonçalves de Albuquerque e Maria Edilza Gonçalves de Albuquerque.

Concluiu o curso superior de medicina na Universidade Federal de Alagoas no 2º semestre de 2002.

Chegou a Piquet Carneiro em março de 2004, notabilizanbdo-se pelos eminentes serviços que vem prestando à população local, tais como: atendimento no PSF Dra. Marilú Aires de Castro; plantonista no Hospital Municipal Dr. Luiz Roberto Pessoa Aires, além dos serviços de ultrassom e endoscopia digestiva.

2 - DR. ERIVALDO LUIZ DA COSTA (MÉDICO)

É natural de Areia, estado da Paraíba.

Descende de uma  numerosa família de irmão, sendo ele o 11º , tendo nascido no dia 10 de março de 1966.

Em tenra idade,  Erivaldo migrou, na companhia de seus pais,  em demanda da capital paraibana , João Pessoa,  onde cursou os estudos atinentes ao ensino fundamental e médio, sempre na condição de aluno de escola pública.

Ingressou no curso superior de medicina na Universidade Federal da Paraíba.

Logo nos inícios de sua atividade como médico,  serviu como oficial médico no  primeiro agrupamento de engenharia de construção em João Pessoa.  

Dr. Erivaldo cursou residência médica , em pediatria,  na Associação Médica Infantil da Paraíba.

No ano de 1996,  no encerrar-se do curso de residência médica,  preparava-se para embarcar rumo a Porto Velho – Rondônia. Porém, ao tomar conhecimento da desistência de um colega , do município de Sousa, que vinha para Piquet Carneiro,  não hesitou em ocupar-lhe a vaga ,  haja vista uma maior proximidade geográfica com seus familiares.

O novo Cidadão de Piquet Carneiro acumula em seu currículo os cargos de Secretária da Saúde, exercidos em Mombaça e “in loco”.

Entidades hospitalares em que Dr. Erivaldo atuou e/ou continua atuando: Hospital Municipal  Prefeito  Luiz Roberto Pessoa Aires, de Piquet Carneiro; Hospital e maternidade Antonina Aderaldo Castelo, de Mombaça; Hospital São Sebastião, de Pedra Branca e Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Senador Pompeu.

Nestas mesmas cidades, atuou junto a Estratégia em Saúde da Família, como médico do PSF.

3 - DR. RAIMUNDO JOSÉ ARAÚJO MONTE (ECONOMISTA)

Filho do casal: Raimundo Monte e Maria Amélia Araújo Monte, já falecidos, noss outro homenageado desta noite é o cidadão Raimundo José  Araújo Monte.

Raimundo Monte possui dois bacharelados: em Economia,pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFC; e em Administração  com Especialização em Consultoria de Pequenas e Médias Indústrias pela Universidade de Campinas- UNICAMP-SP.

Ostenta,na área militar, a patente de 2º Tenente Intendente da Reserva  do Exército Brasileiro.

Exerceu a função de Presidente do CIPA – Centro de Integração e Participação dos Alunos da Escola de Administração do Ceará – da UECE, em 1973.

Também veio a presidir,no decorrer do biênio 1972 e 1973, o cargo de Presidente da Associação Atlética da Escola de Administração do Ceará, também agregada à Universidade Estadual do Ceará.

É  longa, e por isto mesmo, farta, a sua página de serviços no campo da         experiência profissional, de que podemos elencar, ao menos, quatro ações:

1 –  DE 1972 ATÉ  1973,  FOI INTEGRANTE DA ASSESSORIA TÉCNICA E CHEFE DE RESIDÊNCIA DA DLP – DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBABOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA.  

2 –  DE 1974 ATÉ 1981, EXERCEU A  FUNÇÃO DE TÉCNICO CONSULTOR DO CENTRO DE APOIO  ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO ESTADO DO PIAUÍ – CEAG-PI. HOJE, SEBRAE.

3 – SÓCIO-GERENTE DA GM&M CONSULTORES ASSOCIADOS S/C LTDA – 1991 A 1994,EM FORTALEZA.

4 – CONSULTOR AUTÔNOMO NAS ÁREAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E CONSULTORIA EMPRESARIAL, DE 1998 ATÉ 2003, EM FORTALEZA.

5 – RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE LICITAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE REDENÇÃO, NO ANO DE 2006.

Dr. Raimundo José Araújo Costa desembarca em Piquet Carneiro,  em fins de 2006,  para  então ocupar o cargo de Secretário Municipal de Administração e Finanças da Prefeitura local.  Regerá aquela Secretaria de 2006 a 2008.

Hodiernamente, ele vem exercendo a função de assessor especial da mesma pasta administrativa, a contar de janeiro de 2009.

4 - RAIMUNDO AURIFRAN MARTINS (SUBTENENTE – PM/CE)

Nascido em 12 de junho de 1965, Aurifran é um iguatuense, e, portanto,  divide seu berço natural, com figuras eminentes da região centro-sul do nosso Estado,  que se destacaram, pelo Brasil e mundo afora,  de que são exemplos, só para citar dois,  no  campo da musicalidade, o compositor Humberto Teixeira e o maestro Eleazar de Carvalho.

Após os estudos atinentes ao ensino médio, Aurifran ingressa na Polícia Militar – CE. 

Desta forma,  por um período de 10 meses, num arco de tempo compreendido entre fevereiro e junho de 1986,  ei-lo na qualidade de aluno interno do CEFAB – Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praça.

Chega a causar forte impressão,  no Curriculum Vitae do neo-homenageado,  a  quantidade de lugares  em que se acham impregnadas   as  marcas de  seu trabalho, desenvolvido, que foi, em diversos municípios, de grande e pequeno porte,  geograficamente inseridos nas regiões:  Sertão Central , Centro-Sul  e  Sertão dos Inhamuns,  tais como:  Icó,  Acopiara,  Mombaça, Quixelô, Cariús, Jucás, Saboeiro, Orós, Cedro e,  até  mesmo , em Lavras da Mangabeira, já na mesorregião do Centro-Sul.

Em 2002, Aurifran  habilitou-se para o cargo de subtenente.

Naquele mesmo ano, na data simbólica da Proclamação da República, isto é, no dia 15 de novembro,  eis que ele adentra os umbrais da cidade de Piquet  Carneiro. 

Em assim sendo, já se contabilizam, só aqui, em nossa comuna, uma década de ações do nosso homenageado,  durante a qual ele vem se desincumbindo,  exitosamente, em meio a  seus relevantes serviços à causa da segurança pública;  ações essas que,  agora veem-se  reconhecidas, no grau mais elevado  a que se podia chegar esse reconhecimento, mediante a outorga do título de cidadania, que aprouve ao Poder Legislativo ,nesta solene ocasião,   lhe conceder.

5 - PE. BONFIM JAIME DE MATOS (SACERDOTE DIOCESANO)

Natural de Várzea da Conceição, município de Cedro-CE, tendo nascido em 17 de julho de 1965,  Pe. Bonfim Jaime de Matos é filho de Jaime Sabino de Matos (in memoriam)  e Maria Assunção de Matos, natural de Várzea da Conceição, município de Cedro-CE, tendo nascido em 17 de julho de 1965.

Pe. Jaime estudou filosofia na Escola Teológica do famoso Mosteiro de São Bento, em Olinda-PE.  Em seguida, ingressou no curso teológico, ministrado no, não menos célebre,  e,  já três vezes centenário,  Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife,instituição que se ergue, privilegiadamente, no alto de uma das mais belas colinas que contornam a cidade fundada por Duarte Coelho, no século XVI.


A ordenação diaconal do então seminarista Jaime transcorreu em 29 de abril de 1995, tendo sido oficiante do ato litúrgico o então arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, da Ordem do Carmo.
Em 30 de maio de 1996, o diácono Jaime vem residir  na  Diocese de Iguatu, quando foi acolhido por Dom José Mauro, na época,  bispo diocesano.
Em 29 de agosto de 1996, pela "Oração Consecratória"  e imposição das mãos episcopais do mesmo Dom José Mauro, primeiro bispo diocesano de Iguatu, o diácono Bonfim Jaime é ordenado, para sempre, sacerdote do Altíssimo, na linhagem sacerdotal do Rei de Salém,  o bíblico Melquisedeque (cf. Hebreus 7:1-17) .

Após um período em que desempenhou seu ministério presbiteral na Diocese de Campina Grande-PB, Pe. Jaime, regressa à Diocese de Iguatu,  à qual já havia servido entre 1996 e 2001, vendo-se,  agora,  incumbido de reger, por mandato de Dom Frei João José da Costa,  bispo diocesano, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piquet Carneiro, sucedendo ao Pe. José Batista da Silva.
A solenidade de posse ocorreu no dia 3 de janeiro de 2010,  na missa presidida por nosso Pastor Diocesano, Dom Frei João José da Costa, da ordem dos carmelitanos. .

Cada sacerdote, que passa numa comunidade eclesial, permanece, de uma maneira ou doutra,   na lembrança dos fiéis,  dos quais foi guia espiritual,  em razão, sobretudo, é bem verdade, do que lhe foi possível aí, nessa mesma comunidade, realizar.
Seguindo esta linha de raciocínio, se o Pe. Freire (1948-55) é lembrado por ter ampliado a primitiva capela, datada de 1925,  transformando-a, entre 1948-51,  em uma bela  igreja matriz; se o Pe. Alberto Oliveira (1955-59) é recordado  por ter sido o  "construtor da torre  e do antigo altar-mor" ; e, ainda,  se o Pe. Teixeira (1959-66) - isto para citarmos "apenas"  os três primeiros arautos do evangelho em terras piquet carneirenses - é, por sua vez, lembrado por ter " mosaicado a nave e parte da primitiva sacristia" ...  assim o Pe. Jaime já tem assegurado o seu lugar na História de nossa Paróquia, por ser o padre que, ousada e destemidamente, resolveu "ampliar" a igreja matriz do SC de Jesus, num ano, diga-se de passagem, notadamente difícil, como este 2012, haja vista a ocorrência da grande estiagem.

Será  - já o é! - também evocado por ser o padre das "multidões", dos  "arrastões" da fé, dos momentos fortes de louvor e de espiritualidade; é ele o sacerdote da comunicação fácil  com as massas,  quer seja pelas ondas do rádio, quer seja no atendimento individual a quem o procura, lá na casa paroquial,  necessitado da palavra amiga e orientadora  do pastor, que ele é.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"