quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Nasci de novo” Secretário de Agricultura de Piquet Carneiro Chico Faustino fala sobre como venceu o câncer

DSCF1682Na sexta feira, dia 26 de abril, aconteceu na secretaria de Agricultura Familiar o I Seminário Territorial do COMDETEC (Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente). O encontro contou com a presença do secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim; presidente do Comdetec, José Edmundo Araújo Oliveira; chefe do Departamento Técnico da FAEC, Jorge José Prado Gondim de Oliveira; secretário Municipal de Agricultura de Piquet Carneiro, Francisco Faustino Pinheiro e demais secretários da região. No começo foi mostrado aos presentes um vídeo institucional sobre as ações da Secretaria de Agricultura de Piquet Carneiro. Também foi tratado o XVI Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE e a XVI Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, cujo eixo central é a discussão de políticas públicas, a transferência de conhecimentos e de novas tecnologias, a geração e o intercâmbio de negócios e a mobilização e integração das diferentes cadeias produtivas, que compõem o agronegócio. Logo após uma palestra sobre crédito rural.

Como de costume a abertura aconteceu com a fala das autoridades presentes. O que surpreendeu foi a o Secretário de Agricultura Chico Faustino, como costuma ser chamado. A seguir o depoimento do próprio: “Quero iniciar dando um testemunho… fiz agora 67 anos, mas tenho o privilégio de dizer que nasci de novo… em abril de 2011 eu tive a surpresa desagradável de ser diagnosticado com um câncer, um linfoma e naquele momento… confesso, que faltou terra nos pês e pensei ‘minha vida terminou’, mas o fato é que isso demorou dois minutos. Eu me recuperei ‘não a vida vai começar’… no dia 18 de julho de 2011 comecei o tratamento, a quimioterapia... quem conhece dá pra ficar arrepiado. Tive oito aplicações. Terminou em dezembro. E tive a grande satisfação de em fevereiro de 2012 fazer o exame oficial, o mais confiável… e aquele exame disse ‘você não tem mais câncer’ (aplausos). Agradeço a tantos que acompanharam de perto essa situação, principalmente o pessoal da casa que ficaram solidários o tempo todo… esse foi resultado, nasci de novo.”

Nota do editor

Fiquei tão surpreso com o momento que esqueci completamente de tirar uma foto de Seu Chico, fiquei mais preocupado com  a gravação do áudio.

Nem de perto vivenciei, como quem estava mais próximo as etapas dessa batalha, mas vi algumas vezes Faustino durante o tratamento, e posso afirmar que sua aparência mudou, sua pele chegou a amarelar, mas sempre fui recebido com um sorrisão e por mais debilitado que parecesse estava sempre de bem com a vida, um verdadeiro exemplo.

Foto e texto Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"