sábado, 21 de abril de 2012

1ª Consocial Estadual debate corrupção e transparência

DSCF1463Piquet Carneiro participou da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). O evento foi realizado no Centro de Convenções em Fortaleza nos dias 17 e 18 de Abril. A Etapa Estadual da CONSOCIAL contou com a presença de 1350 pessoas, que tiveram a missão de discutir e aprovar propostas mandadas pelos municípios do Ceará, fazendo uma espécie de filtro para as melhores propostas. Assim como a Etapa municipal os conferencistas foram divididos em 4 grupos que debateram os 4 eixos da 1ª CONSOCIAL. Eixo 1 - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Eixo 3 - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Eixo 4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Piquet Carneiro mandou 4 representantes para a Conferencia, foram eles: Denison F . Vieira, Ana Maria Vieira, Laércio Vitoriano e o Vereador Xandoca.

No primeiro dia o ex-ministro Ciro Gomes palestrou sobre transparência e controle social pela perspectiva política. “Precisamos ter uma visão mais holística sobre transparência e controle social. É preciso se desfazer desta visão fragmentada, em que existe o lado dos “bons" e dos “maus”. Temos que saber separar o joio do trigo”, alertou.

Além do ex-governador e palestrante da Conferência, Ciro Gomes, estiveram presentes na solenidade de abertura o Vice-Governador e presidente da Conferência, Domingos Filho, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado e vice-presidente da Conferência, João Melo, o Controlador Geral do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Mário Vieira, o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Deusinho Filho, o coordenador-executivo nacional da 1ª Conferência Nacional, Fábio Félix, o deputado federal Artur Bruno, o Secretário da Saúde, Arruda Bastos, o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro e o prefeito do Cedro, João Viana.

DSCF1480No segundo dia os grupos elegeram as melhores propostas que ainda passaram por uma votação aberta. Cada participante tinha direito a 12 adesivos e os grudava nas propostas que mais gostava. Entre tantas algumas se destacaram como a que sugeria o “ensino dos mecanismos de transparecia e combate a corrupção nas escolas de ensino médio e superior” – “a formação e capacitação continua dos conselhos municipais” – “A proibição de pessoas com Ficha Suja em cargos comissionados”.

 

DSCF1471DSCF1366

Por Denison F. Vieira com informações http://www.cge.ce.gov.br

Mais fotos clique aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"