segunda-feira, 19 de março de 2012

SEJUC realiza III Conferência Municipal de Cultura

Por Professor PAULO PIMENTEL...

“A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer o melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos dizem respeito.”  (Matthew Arnold)

DSCF9983A Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura – SEJUC realizou a III Conferência Municipal de Cultura com uma participação efetiva dos organismos vivos que pulsam cultura. É bom que se frise que no ano de 2006 realizamos a primeira; no ano de 2009 realizamos a segunda e em todas as ocasiões os atores culturais se reuniram e delinearam um mosaico da cultura local em sintonia com a estadual, a regional e a nacional na busca constante de políticas públicas que atendam os anseios, os desejos, as necessidades do povo piqueense.

Não podemos pensar nossa querida Piquet Carneiro sem cultura e sem a liberdade que a pressupõe (Albert Camus) seriamos uma selva opaca, anêmica, morta. Nosso grito não ecoaria por esses sertões infinitos de mata seca com sua tessitura mórbida, seriamos o vazio. Mas graças a Deus e com o apoio do governo municipal (prefeito Expedito e o secretário Erivando Maia) e aos grupos de jovens, de artesãos, aos escolares e ao povão que no desejo de crescer juntos produzem, vivem, pulsam, criam e são no percurso da história gente viva e pulsante geradora de bens, de memória e de liberdade no culto ao amor ao próximo, ao bem comum.

DSCF9992As portas do mundo se abrem nesse processo de criação, de (re) significação e de cultura, mas é necessário que cada um de nós tenhamos a vontade, a satisfação de atravessá-las e produzir com amor os tijolos de uma construção saudável, favorável, sem a pretensão de manipular o outro, mas criar elos significativos e verdadeiros de uma cultura de paz que una os interlocutores, as produções, os falares da gente na nervura da historia que se tece a cada instante e num berro modernista clama na geometria da caatinga por CULTURA VIVA.

Na III Conferência as representações reunidas na sede da SEJUC mapearam as reais necessidades culturais de nossa querida Piquet Carneiro, de nossa querida gente e a partir de um olhar/ver/reparar (José Saramago) esboçou-se um painel gigantesco dos entraves e das possíveis soluções para o melhor aproveitamento dos aparelhos locais propiciadores de cultura, de lazer, de diversão, de aprendizagem. Resultou, ainda, a formação de uma comissão especial que DSCF0008conversaria com os grupos existentes, que reativaria o conselho municipal de cultura, criado em 2004; que revitalizaria o projeto da SEJUC do Domingo Cultural (1º domingo de cada mês) e outros projetos existentes; que dialogaria com os poderes governamentais; que funcionaria e funciona com um organismo presente que quer que no município a CULTURA VIVA apareça!

Muito foi debatido, discutido... O verdadeiro anseio de um povo forte, valente e hospitaleiro que em suas artérias pulsa CULTURA VIVA resta-me proclamar aos ventos, ao mar, ao amor, à caatinga “mais cultura, mais vida!

DSCF0010DSCF0001DSCF0002

Fotos Denison F. Vieira

Um comentário :

  1. Lembro dos "shows culturais" (muitos promovidos por nós(ELO)). Eventos simples, mas que traziam um pouco da cultura do nosso povo através da música, da dança, das peças teatrais,etc. É bom saber que iniciativas (mais uma da grande gestão de Expedito)estão tentando resgatar essa cultura adormecida.

    ResponderExcluir

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"