sábado, 31 de março de 2012

FESTA ANUAL DA ÁRVORE

INAUGURAÇÃO DO VIVEIRO CHICO MENDES – PALESTRA SOBRE OS PROJETOS - UNIDADES SANITÁRIAS DOMICILIARES, FOGÕES SUSTENTÁVEIS E MATA BRANCA

DSCF0433No dia 27 de março a Secretária de Agricultura foi sede da abertura da Festa Anual da Árvore promovida, em Piquet Carneiro, pela Secretaria de Meio Ambiente. Já no estado, duas entidades do Governo se juntaram para promover a Festa, o COPAM e a Secretaria das Cidades.

A abertura começou com a inauguração de um Viveiro que recebeu o nome do seringueiro, sindicalista e ativista ambiental Chico Mendes. Foi lido uma breve biografia do mesmo. Sua atividade política visava à preservação da Floresta Amazônica e lhe deu projeção mundial. Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia, e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.

Depois do café da manhã os presentes se dirigiram ao auditório da Secretaria de Agricultura, onde se deu início as palestras. Tanto a Secretaria das Cidades, quanto o Copam mandaram representantes para tratar de assuntos diferentes. André Bornates (em pé na foto abaixo), que é técnico da Secretaria das Cidades apresentou o programa de Cadastro Individual DSCF0443de Beneficiários (Cadib). O novo sistema de cadastro selecionará as entidades inscritas no programa desenvolvido pela secretaria a fim de beneficiar os grupos cadastrados para a construção de unidades sanitárias domiciliares e fogões sustentáveis no Estado. O secretário adjunto das Cidades, Eugênio Rabelo (na foto ao lado abaixado ao lado de Expedito) também esteve presente.

A segunda palestra ficou por conta da representante do COPAM Tereza Farias (na foto ao lado com camisa verde), sobre o Projeto Mata Branca. O objetivo é contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável. Depois da palestra e da apresentação de um vídeo sobre o projeto, o prefeito de Piquet Carneiro Expedito José disse está disposto a implantar o “Mata Branca” no município. Ao final, foram distribuídas mudas para o plantio.

Com informações dos sites: http://www.projetomatabranca.org.br/ - http://www.conpam.ce.gov.br - http://www.cidades.ce.gov.br - http://pt.wikipedia.org

Para mais fotos clique aqui

Por Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"