sexta-feira, 30 de março de 2012

Do Mensageiro ao Celular - ANTENAS

Em 1984, acompanhei a instalação de uma antena de aproximadamente 5m de diâmetro. Serviço realizado em um hotel em Botafogo, Rio de Janeiro. O valor de uma parabólica naqueles dias era assustador. A qualidade técnica e o material de excelente qualidade.

Com a implantação dos satélites brasileiros as antenas diminuíram de tamanho, sempre numa proporção maior que a indicada pelos técnicos da Embratel. Assim, quando uma antena de 2,8m era indicada, as lojas já estavam vendendo as de 2,4m. Hoje o tamanho ideal para o satélite C2 – 70°W ( posição ocupada pelos satélites de primeira e segunda geração “A”, “ B1”) é 1,8m, mas a concorrência já está produzindo e vendendo antenas de 1,25m. Tudo pelo dinheiro. A qualidade não importa para o mercado, o importante é vender. Com o sistema digital, que será exclusivo, em breve. Iremos encontrar dificuldade de recepção para quem insiste em economizar na compra de um bom equipamento. O cidadão vai a loja e compra o maior televisor disponível (LCD, LED ou OLED), não economiza, o importante é mostrar ao amigo, que está podendo. Mas na instalação do material de apoio, como antenas e receptores, a economia é lembrada. Traduzindo: Hoje não há espaço para o técnico habilitado, mas para o instalador, que faz o serviço de montagem e instalação, sem importar-se com a qualidade final.

Imagine um prédio muito alto, feito sem projeto, sem um engenheiro acompanhando a obra, usando o material de valor mais baixo encontrado no mercado. Assim eu vejo o serviço de recepção de sinal via satélite. É desanimador... ... mas há exceções, temos recebido solicitação de clientes para fazer um serviço de qualidade, usando antenas de diâmetro certo e receptores top de linha, com recepção em SD e HD (alta definição de imagem). Indispensável para TV de telas superiores a 32 polegadas. Continua....

Jocicler Vieira

jociclervieira@r7.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"