sábado, 31 de março de 2012

Chico Anysio, Millôr Fernandes e o Boi Resignado

É inegável que a morte de Chico Anysio foi uma grande perda para nação brasileira, como também é uma perda para o Ceará. Muitos humoristas devem seu tempo de fama a ele, sendo o caso mais famoso o de Tom Cavalcanti que o encantou com João Canabrava.

chico-anysio-e-millor-fernandes-durante-encontro-historico-em-2003_thumbMas deixemos o mestre de lado. Quem também morreu foi Millôr Fernandes, cartunista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro. Millôr é um desses muitos brasileiros intelectuais que passam despercebidos pela grande massa. Ele foi um dos fundadores do jornal Pasquim que talvez tenha sido o único periódico que fez piada com a ditadura e a censura, e claro sofreu com isso.

Os dois têm uma grande importância para o Brasil, mas um quase não é reconhecido pela massa. E me desculpe o Chico Anysio, mas duvido que seus personagens sobrevivam tanto tempo quanto as frases de Millôr.

A grande massa vive em um mundo paralelo onde a única opção é ser um boi resignado a mastigar o capim que nos é dado. Se por acaso você cuspir o capim ou pelo menos pedir um tempero você é tratado como um rebelde. Mas vamos falar um pouco desse capim que nos é dado. Globo, Lady Gaga, Restart, SBT, Michel Teló, BBB, 90% das musicas de axé, forró, samba, funk e qualquer outro ritmo que só fale sobre dor de cotovelo. Claro que gosto de algumas coisas que citei como capim, afinal quem não gosta de arroz e feijão levando minha analogia para o ser humano, mas acho difícil você viver plenamente só com isso. Vou dar um exemplo: eu já dancei ao som de Lady Gaga e “Aí se eu te pego”, mas para por aí. Não dá pra você viver recebendo o que á jogado para você sem antes ter um filtro. Em tempos de internet devemos caçar coisas diferentes.

Dificilmente vejo televisão, quando assisto algum programa, vejo na internet depois que passou. Essa ferramenta que muita gente usa para maximizar a fofoca pode lhe dar a tão sonhada liberdade de ver o que você gosta a hora que você quer, e quem sabe se esbarrar com algo que não seja capim.

Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"