segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PROFETAS DA CHUVA: “Bom inverno só a partir de março”

No XVI Encontro de Profetas da Chuva, dia 14, em Quixadá, 13 dos 24 profetas e três profetisas anunciaram suas previsões e apontaram como tardio o início da quadra invernosa. Plantar somente a partir da segunda quinzena de março foi o alerta aos agricultores.

Basearam seus prognósticos em vários elementos da natureza, como animais, insetos e também nos astros. Apenas dois foram pessimistas: Antônio Queiroz e Renato Lino, ambos de Quixadá. Este último não viu nos cupins um bom sinal. As asas dos insetos não estão crescendo, portanto não há motivo para se preocuparem com aguaceiros: "Se não tem água não tem chuva".

Dessa vez, além de Quixadá, Itatira foi a cidade com o maior número de representantes. Onze homens e uma mulher, a técnica em enfermagem Maria de Nazaré de Oliveira, acompanharam a secretária de Agricultura daquele município, Claudia Almeida. Havia ainda profetas de Banabuiú, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Morada Nova e Piquet Carneiro.

O ex-oficial da Marinha Mercante, Luiz Gonzaga, veio de Camocim. Era o único a não se enquadrar entre os profetas. Se considera um pesquisador. De acordo com ele, ainda é cedo para confirmar o quadro invernoso no Ceará. "O período ideal está na segunda quinzena de fevereiro, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deverá se posicionar oficialmente. Ele, que foi o primeiro a se apresentar, utiliza como base a Zona de Convergência do Oceano Atlântico e outros 20 elementos indicadores. Mesmo assim previu inverno médio na região.
E cada um, de forma descontraída, anunciava suas previsões, como a de José Nascimento, de Monsenhor Tabosa: "Quando o sapo canta tem bom inverno e, neste ano, se tá cantando, tem, e dos bons".

Neste ano, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, prestigiaram o evento.

Fonte: diariodonordeste.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"