sábado, 28 de janeiro de 2012

Piquet Carneiro realiza 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

DSCF8899O evento começou as 9 da manhã da quinta feira, dia 26, na secretaria de Agricultura Familiar. Depois depois do café da manhã e do credenciamento os presentes foram para o auditório da secretaria onde foi formada a mesa, com a presença de Antônio Pinto, representando o Conselho Tutelar; Katya Soraya, presidente da CDL; A chefe de gabinete da Aprece, Flávia Alves; Mário Davi, chefe de gabinete da Prefeitura de Piquet Carneiro; Graça Martins, primeira dama e secretária da Ação Social; prefeito Expedito; Vereador Bismarck, representando a Câmara; Marcelo Rosa, promotor da comarca; Valdeci, gerente do Banco do Brasil e o Secretário de Agricultura, Chico Faustino.DSCF8920

Durante o evento o prefeito comentou sobre conversa com o gerente do Banco do Brasil e informou, que o BB vai disponibilizar 1 milhão e 400 mil reais em empréstimos para o Pronaf. Valdeci disse que cerca de 25 % do valor do empréstimo fica em Piquet Carneiro, e chegou a citar a cifra de 2 milhões.

O professor Marcos Eliano fez uma apresentação dos temas e um resumo do conceito de transparência.

Durante o evento foram debatidos quatro eixos temáticos divididos entre quatro grupos :
DSCF8935- Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
- Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
- A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
- Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Logo após o almoço as propostas foram discutidas em plenária. Cada grupo apresentou cinco propostas e todas foram aprovadas e serão defendidas, na Conferencia Estadual, pelos 10 delegados eleitos na reunião sendo um represente dos conselhos municipais; 3 do poder público; e 6 da sociedade civil. A Conferencia Estadual acontece no dias 2 e 3 de Março e a Nacional 20 e 21 de Maio.

DSCF8941DSCF8953

Mais fotos da conferência

Fotos, vídeo e texto por Denison F. Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"