quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Piquet Carneiro recebe Municípios da Região para Primeiro Círculo de Debates sobre a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

DSCF6936Ontem (22/11) a Secretária de Agricultura recebeu representantes das ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) para círculos de debates sobre a municipalização das ODM’s.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Estão sendo discutidos, elaborados dentro de muitos países. Entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil estão procurando formas de inserir a busca por esses Objetivos.

Os 8 Objetivos –  48 indicadores – podem ser acompanhadas por todos (www.portalodm.com.br) em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000.

No inicio do evento a Banda Municipal, o Grupo de Capoeiras Gerais e o Coral Infantil se apresentaram.

DSCF6939A ideia principal é discutir os oito objetivos e construir maneiras de colaborar para melhoria dos índices. Maria Aparecida coordenadora do Movimento Nós Podemos no Paraná e Do Carmo, articuladora do Selo Unicef em Piquet Carneiro, conduziram o evento, que contou com a presença do Secretariado Municipal, O presidente da Câmara Haroldo, Prefeito Expedito José,  além da representatividade da sociedade civil. Também compareceu comitiva de Irapuan Pinheiro e representantes de Quixadá. Maria Aparecida, que foi chamada o evento todo de Cidinha, palestrou  sobre as ODM’s e a importância da participação de todos para melhoria da qualidade de vida. “O trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio começa pelo coração e depois vai para razão” foi assim que Cidinha começou sua fala de apresentação. Logo após passaram um vídeo em forma de documentário sobre ações realizadas pelo município.

Na segunda parte do evento os presentes foram divididos em 8 grupos, sendo que cada um ficou responsável por um dos objetivos. São eles: erradicar a pobreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Terminada as discursões os grupos apresentaram em forma de seminário o que foi debatido nos grupos.

Piquet Carneiro foi a primeira cidade a receber o Círculo de Debates, que ainda vai passar por Fortaleza, Sobral e General Sampaio.

Mais fotos do evento aqui

Texto e fotos por Denison F. Vieira com informações da Wikipédia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"O sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele"